Origem da Olimpíada

De quatro em quatro anos o Mundo assiste os melhores atletas nos Jogos Olímpicos. E a origem desse evento é muito antiga. De acordo com registros históricos, as Olimpíadas da Antiguidade surgiram por volta de 776 a. C. É claro que naquela época não assistiam disputas de ginástica, esgrima ou competições de skate. Na verdade, nas 13 primeiras edições, a disputa se resumia a corrida. Os atletas competiam dentro do estádio de Olímpia, que tinha um formato de U. 

Depois, foram adicionadas novas modalidades. Entraram Salto à distância, o Pugilismo, Pancrácio, que era uma mistura de boxe e luta livre, o Pentatlo, Arremesso de disco, a luta livre, o lançamento de dardo, a corrida de cavalos e a corrida de bigas, no qual os cavalos puxavam uma pequena charrete. 

Nas Olimpíadas da Antiguidade, os jogos eram rituais religiosos e os gregos homenageavam Zeus, o Rei dos Deuses na mitologia Grega. 

Já o nome de Olimpíada se deve ao fato dos jogos ocorrerem na cidade grega de Olímpia. O evento ocorria em um momento de trégua dos conflitos entre as cidades-estado da Grécia. 

Dois meses antes dos jogos, todas as guerras eram interrompidas, os mensageiros informaram a todos que as pessoas poderiam viajar para Olímpia com segurança. 

Na época, mulheres, estrangeiros e escravos eram proibidos de participar dos jogos. As mulheres sequer podiam assistir. 

Os jogos foram disputados até 393 d.C. A Olimpíada foi banida pelo imperador Romano Teodósio. A decisão ocorreu devida a pressão da Igreja Católica, que apontava que a Olimpíada era um evento pagão. 

A história só mudaria no final do século 19. Entre 1875 e 1881, escavações arqueológicas foram feitas em Olímpia e os achados reviveram o desejo da organização de novos jogos. 

Pouco tempo depois, O francês Barão Pierre de Coubertin fundou o Comitê Olímpico Internacional em 1894 e organizou a primeira edição dos Jogos Olímpicos modernos em Atenas em 1896. Foram 14 países participantes, com 241 atletas. Todos homens, pois as mulheres foram proibidas de participar.

Outra história marcante dos Jogos é sobre como surgiu a Maratona. Confira mais sobre essa importante prova aqui.  

Categorias:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *