Como eram contados os anos antes de Cristo

Como eram contados os anos antes de Cristo? Ou seja, como era o famoso A.C dos anos históricos no período em que ninguém sabia que existiria um D.C no calendário.

A resposta é variada. Isso porque antes de se estabelecer um calendário cristão, como um padrão para a maioria dos países, diferentes civilizações contavam os anos de suas próprias formas. Cada um, com base em marcos de suas civilizações. 

Os egípcios começaram a contar de 3.000 antes de Cristo. Os gregos contavam os anos a partir das primeiras Olimpíadas, 776 a.C e os Romanos a partir da fundação de Roma, em 753 antes de Cristo.

Portanto, os anos eram contados da mesma forma. A diferença é que o ano 1 tinha uma origem diferente e particular de cada região. 

Quando definiram contados os anos antes de cristo

Quando os anos passaram a ser contados depois de Cristo? Confira essa história.

O nosso calendário hoje no Brasil e em muitos países ocidentais conta os anos a partir do nascimento de Jesus. Ou seja, dividiu em Antes de Cristo (A.C) e Depois de Cristo (D.C). 

Mas você deve se perguntar quando isso foi formalizado, afinal, perante aos chefes de Estado e religiões da época, Jesus definitivamente não era uma unanimidade. 

E de fato isso só foi aconteceu muito tempo depois de sua passagem por aqui. Mais de cinco séculos. A divisão do tempo aconteceu apenas 525 D.C e foi uma ideia do monge cristão Dionísio, o Exíguo. Ele tinha como missão criar um calendário para determinar a data da Páscoa. 

Ele determinou que os anos anteriores ao nascimento de Jesus passariam a ser contados de forma regressiva, ou seja ano 5, depois ano 4 e assim sucessivamente. Já após o nascimento passaria a ser progressivo. 

Padronização pelo Mundo

A padronização passou a ser usada na Igreja e depois aceita na Europa. Na ocasião, o ano 1 era 754 para romanos, 3761 para os judeus e 2697 para os chineses.

Ou seja, se antes, na divisão do tempo dos Romanos, algo havia ocorrido no ano 300, ele passou a ser no 454 A.C.

O curioso da história é que não se sabe ao certo realmente a data de nascimento de Jesus. Nem mesmo os relatos da Bíblia conseguem ser exatos. Por exemplo, o Evangelho de Marcos apontam que Jesus nasceu durante o reinado de Herodes.

Sendo que este morreu no ano 4. A.C. Porém, outros Evangelhos levam a outras possibilidades.  Ficando realmente apenas a critério de Dionísia determinar que Jesus nasceu no ano de 754 da fundação de Roma, colocando assim como no ano 1 na divisão do tempo do Cristianismo.

Confira a lista de livros interessantes para compreender o Brasil e o Mundo https://amzn.to/4fzedyu.