Dandara de Palmares

Quem foi Dandara dos Palmares

Você já ouviu falar em Dandara dos Palmares? Ela foi uma das primeiras guerreiras da história do Brasil – e, ainda assim, quase não é lembrada.

Dandara foi mais do que a esposa de Zumbi dos Palmares. Ela foi líder, estrategista, capoeirista e símbolo de resistência contra a escravidão. No Quilombo dos Palmares, ela lutou com coragem para defender o direito de seu povo à liberdade.

Origem e papel no Quilombo dos Palmares

Não se têm dados sobre a origem de Dandara, embora os estudos tragam uma ideia de que teria nascido no Brasil, sendo filha de uma africana escravizada, e que se juntou ao Quilombo dos Palmares ainda criança.

Em pouco tempo, ela se tornou uma pessoa importante no Quilombo, pois tinha diferentes talentos. Era capoeirista, atuava na produção dos alimentos e também saía para as caças.

Liderança e resistência

No entanto, seu papel mais simbólico foi como guerreira, atuando contra as tropas portuguesas na defesa de Palmares. Demonstrava grande habilidade com armas e capacidade de estratégia militar.

Acredita-se também que ela foi uma das grandes influências para Zumbi não aceitar o acordo feito por Ganga Zumba de acabar com o Quilombo dos Palmares.

Morte e legado

A morte de Dandara dos Palmares está ligada exatamente com a queda do Quilombo, sendo derrotada pelos portugueses. No entanto, para não ser escravizada novamente, ela teria se jogado do alto de um penhasco em 6 de fevereiro de 1694.

Infelizmente, os registros sobre Dandara são muito limitados. Afinal, não era interesse do Império Português manter dados sobre alguém que lutou contra a escravidão e fez as tropas portuguesas sofrerem derrotas pesadas. Ainda assim, o fato de ser uma guerreira que lutou por liberdade, mostrando diversas habilidades, faz com que seu nome seja sempre lembrado. Ela inclusive consta no Livro de Heróis e Heroínas da Pátria por seu papel em Palmares.

Vídeo sobre Dandara de Palmares

Temas relacionados:

Back To Top