A História da Petrobras

Você certamente já ouviu falar sobre a Petrobras, seja por causa de escândalos, investimentos, privatização ou até mesmo por causa do pré-sal. Só que se você quer saber realmente a história da Petrobras. Como ela foi fundada e até mesmo sobre as possibilidades ou não de privatização, confira este episódio no qual eu falo a história desta importante empresa nacional.

A Fundação da Petrobras e o Contexto Histórico

A Petrobras, a maior petrolífera do Brasil, foi fundada em 1953 pelo presidente Getúlio Vargas como uma empresa estatal de petróleo. Quando surgiu, ela detinha o monopólio do setor petrolífero. A criação da empresa estava ligada ao processo de industrialização no Brasil, que ainda estava no início e recebia forte intervenção do estado. Especialmente nas chamadas indústrias voltadas para produção de matérias-primas para outros ramos da economia. Só que desde o surgimento, a empresa sempre encarou oposição, e muitos eram contrários ao monopólio do petróleo.

As Primeiras Disputas: Estatal ou Privado?

Toda a disputa começa ainda em 1938, quando o Conselho Nacional do Petróleo iniciou o trabalho de exploração de petróleo no Brasil. De um lado, um grupo defendia que a exploração tinha que ser privada, e do outro, que fosse pelo Estado. Então, dez anos depois, em 1948, foi elaborado o Estatuto do Petróleo durante o governo Dutra, que tinha como objetivo regularizar a exploração, considerando a concorrência de fora, pois entendia que o Estado não conseguiria manter sozinho a exploração. Só que, no meio de todo este debate, muda o governo, Getúlio assume e é criada a campanha ‘O Petróleo é Nosso’, que defendia que o Estado ficasse responsável pela produção de petróleo no Brasil. E com isso, Getúlio cria a Petrobras.

A Expansão da Petrobras nos Anos Seguintes

A empresa foi instalada na cidade do Rio de Janeiro, em 1954, que até então era a capital federal. Sete anos depois, um novo e importante passo foi dado com a instalação da primeira refinaria de petróleo da empresa, na cidade de Duque de Caxias, no Rio de Janeiro. Dois anos depois, foi criado o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da empresa, que tinha como objetivo realizar pesquisas em novas formas de exploração e produção de petróleo.

As Grandes Descobertas e Crises

Em 1971, mais um grande passo foi dado com a criação da Petrobras Distribuidora, responsável pela distribuição de petróleo e derivados da empresa. A década de 70 ainda ficaria marcada pela descoberta da Bacia de Campos, localizada na costa do estado do Rio de Janeiro, uma das maiores áreas de produção de petróleo do Brasil. Só que em 1973 ocorre a primeira crise do petróleo, quando os preços dispararam e o Brasil ainda tinha uma forte necessidade de importação de petróleo.

O Fim do Monopólio e a Era do Pré-Sal

No governo de Fernando Henrique Cardoso, o monopólio da Petrobras foi quebrado, e a empresa passou a ser de capital misto, ou seja, possui capital aberto, mas com o governo ainda como o maior acionista. No segundo mandato de Lula, em 2007, veio a grande novidade: a Petrobras anunciou a descoberta do pré-sal, colocando o Brasil entre os maiores produtores de petróleo do mundo. A área do pré-sal hoje é responsável por cerca de 70% da produção de petróleo do país.

A Petrobras na Atualidade: Disputas e Futuro

Em 2013, Dilma Rousseff enviou uma proposta ao Congresso para destinar 100% dos recursos do pré-sal para a educação. Após as manifestações de junho daquele ano, conseguiu aprovar 75% para a educação e 25% para a saúde. Com a chegada de Michel Temer, a política de preços foi alterada, e começou a venda de refinarias a preços baixos. Nos últimos anos, debates sobre a privatização completa da Petrobras voltaram à tona, mas mudanças na Constituição seriam necessárias para isso.

Confira a lista de livros interessantes para compreender o Brasil e o Mundo https://amzn.to/4fzedyu.