Filme Menino do Pijama listrado não é recomendado

Um dos filmes mais populares que abordam o Holocausto é o Menino do Pijama Listrado. A Obra é uma adaptação do livro que vendeu 11 milhões de cópias em todo mundo. No entanto, apesar de poder ser considerado um bom drama para assistir, não deve ser considerado pelo ponto de vista histórico. 

Isso porque o filme gira em torno de uma criança, filho de um nazista do alto escalão e que se muda para uma casa próxima a um campo de concentração, no qual encontra uma criança que está presa nele. 

E o principal problema histórico está que durante o filme é que esse menino, filho de militar, está totalmente alheio ao que acontece. O drama é construído de um ponto de vista ingênuo, que obviamente faz sentido para quem não sabe exatamente o que foi o nazismo. 

Me parece até uma ideia comum de que talvez algumas pessoas foram enganadas, não sabiam que eram tão horríveis assim. Que os alemães não sabiam dos campos de concentração ou coisas do tipo. 

No entanto, não teria hipóteses dessa criança não saber do que se tratava. Isso porque a ideia do nazismo era apresentada para as gerações mais novas. Era a Juventude Hitlerista, que já cresceriam com tudo o que nazismo apresentava como uma verdade absoluta.  

A problemática envolve ainda muitas outras questões, como uma criança no campo de concentração jamais poderia chegar tão perto da cerca, não teria aquele tempo para conversa, pois seria escravizada ou morta já na chegada, entre muitas outras coisas. 

Portanto, pode ser visto como uma ficção, mas não como uma base histórica. 

Confira a lista de livros interessantes para compreender o Brasil e o Mundo https://amzn.to/4fzedyu.