A Igreja criada pelo Rei da Inglaterra. Esta é uma definição que pode ser usada para apresentar a Igreja Anglicana. Foi mais que surgiu após a Reforma Protestante.
O Anglicanismo surgiu oficialmente em 1534 e através de um gesto político. Isso porque a criação só ocorreu após o Parlamento Inglês aprovar o Ato de Supremacia, que declarou o Rei Henrique VIII como o supremo chefe da Igreja da Inglaterra. O que promoveu uma ruptura formal com a Igreja Católica Romana.
Veja sobre a Guerra dos 30 anos
E o principal objetivo de Henrique VIII era ter a liberdade de anular o casamento com Catarina de Aragão e poder se casar mais uma vez, agora com Ana Bolena. Sem ser possível com o catolicismo, tendo o pedido recusado pelo Papa, ele buscou ter maior controle da Igreja em seu reino.
A religião, então, surgiu com um equilíbrio entre as tradições católicas e as religiões protestantes. O Anglicanismo mantém a estrutura episcopal, que é a hierarquia na Igreja, porém, sem a autoridade papal. Combina também práticas católicas tradicionais com uma ênfase nas Escrituras e na razão, adotando o Livro de Oração Comum.
Os princípios fundamentais do anglicanismo foram sintetizados nos Trinta e Nove Artigos de Religião, o que determina práticas e crenças.