O Frevo e a ligação com a Capoeira. 

O Frevo tem origem em Recife, Pernambuco, no século XIX, e tem uma ligação com a Capoeira. O nome vem do verbo “ferver”, devido ao ritmo acelerado. Seu surgimento tem total ligação com a classe trabalhadora da cidade. 

Isso porque com o Entrudo proibido, uma prática festiva mais antiga, as classes trabalhadoras se organizaram em clubes e blocos carnavalescos. O número de participantes cresceu rapidamente por isso ocorrer em um período pós-abolição.

As pessoas saiam as ruas ao som das bandas ou orquestras de metais. Que depois viraram as marchas carnavalescas, mais tarde conhecidas como marchas pernambucanas e, finalmente, por frevo. Este nome só apareceria pela primeira vez em 1907.

Origem do Maracatu

Enquanto gênero musical, o Frevo surge da influência da quadrilha, do dobrado, da polca, do maxixe, da valsa e do tango. Já a dança associada tem como base o gingado da capoeira. 

Isso porque na origem desses clubes, os capoeiristas acompanhavam protegendo as orquestras de ataques de agremiações rivais. Com o tempo, as agressões cessaram, mas a ginga e a roda que se forma para dançar ficaram como heranças desse período. 

Outra herança é a sombrinha do frevo. Na ocasião, era comum as pessoas saírem com chapéu de sol para se protegerem do sol. E como os porretes eram proibidos, os capoeiristas usavam guarda-chuvas com pontas afiadas para protegerem os membros da orquestra. Com o tempo, o público começou a enfeitar o guarda-chuva, até chegar a sombrinha que vemos hoje. 

Confira a lista de livros interessantes para compreender o Brasil e o Mundo https://amzn.to/4fzedyu.