Che Guevara é um dos revolucionários mais famosos da história americana. Por motivos óbvios é adorado por um lado e o odiado por outro. Mas vamos a sua trajetória.
Ernesto Guevara de la Serna nasceu na cidade Rosário, Argentina, dia 14 de junho de 1928 e cresceu em uma família de classe alta. Tinha bom desempenho escolar e estudou Medicina em Buenos Aires.
Porém, com 21 anos abandona o curso e decidir viajar o norte da Argentina em uma motocicleta, junto do amigo Alberto Granada. Eles percorrem mais de 10 mil quilômetros ao longo de 8 meses e conhecem cinco países da América do Sul.
Por essas passagens, ele viu muitos lugares pobres e pessoas vivendo na miséria na América latina. Ele então retorna para Buenos Aires e conclui o curso de Medicina.
Porém, durante a viagem, ele se convence que o Capitalismo era o causador desta miséria e se converte ao marxismo. Por conta disso, em 1953 faz uma nova viagem e roda mais algumas dezenas de países da América Latina, como Equador, Panamá e Costa Rica.
Mas foi na Guatemala que decidiu ficar por mais tempo, porque o Presidente do país, Jacobo Arbenz Guzmán havia feito grandes transformações sociais no país através de um projeto de reforma agrária.
No entanto, Guzmán foi derrubado por um golpe financiado pelos Estados Unidos, em 1954, e Che Guevara buscou refúgio no México. Lá, conhecideria os cubanos Fidel e Raúl Castro, que planejavam derrubar a Ditadura de Fulgência Batista em Cuba, que também tinha apoio dos Estados Unidos.
Primeiramente, Che Guevara ofereceu serviço médico aos guerrilheiros, mas depois se tornou um combatente. Foi peça importante na vitória sobre Fulgência e após a revolução assumiu a direção do Banco Nacional de Cuba. Também chegou a ser ministro da Indústria do país, antes de decidir deixar Cuba, em 1965.
Primeiramente, tentou organizar uma guerrilha para derrotar a ditadura no Congo. Já em 1967, tentou o mesmo na Bolívia, que vivia ditadura do general René Barrientos, apoiado pelos EUA.
Che Guevara tinha como ideal disseminar o socialismo pela América Latina
Porém, foi capturado e por decisão da CIA, foi executado no dia seguinte a captura, aos 39 anos.
Deixe um comentário