Um herói brasileiro da Segunda Guerra Mundial que foi torturado na Ditadura Militar. Isso aconteceu com o General Rui Moreira Lima.
Ele foi piloto de caça com o avião P-47 e participou de 94 missões durante a Segunda Guerra Mundial. No entanto, nem isso o livrou de ser perseguido por militares durante o regime autoritário.
Perseguição por se recusar a colaborar com o golpe
Isso porque Rui Moreira Lima recusou-se a entregar a Base Aérea de Santa Cruz, que comandava no Rio de Janeiro, quando o golpe de 1964 foi organizado. Por conta disso, foi acusado de comunista, posto na reserva, preso e teve as licenças de voo cassadas.
Prisões e tortura sob o regime militar
Na primeira prisão, em 2 de abril de 1964, foi colocado no porão do navio de tropa Barroso Pereira, próximo à Ilha Fiscal. Um espaço sem sanitário, onde dividia o ambiente com ratos e baratas. Chegou a ser transferido depois para outro navio, ficando 49 dias preso.
Quatro meses depois, uma nova prisão, dessa vez por 90 dias. Em depoimento anos depois, Rui Moreira Lima afirmou que não havia interesse dos militares em apurar a verdade, mas sim em colocá-lo como subversivo.
Em 1970, a terceira prisão. Mesmo já na carreira civil, Rui viu seu filho ser detido pela Ditadura como forma de chegar até ele. Depois, foi preso e encapuzado, mantido em uma espécie de masmorra, onde ficou em pé por três dias.
Repressão e ameaças à família
Foi liberado mais uma vez, mas sua família seguia recebendo ameaças e era constantemente vigiada. Em depoimentos, ele afirmou que acreditava que o interesse dos militares era a sua morte. No entanto, era conhecido do Presidente Castelo Branco desde a juventude, o que pode ter contribuído para que não tivesse o mesmo fim trágico de outros opositores ao regime.
Reconhecimento tardio e retorno à Aeronáutica
Sem poder tentar reaver seus direitos na Justiça Comum, Rui Moreira Lima só conseguiu recuperar sua carteira de voo em 1979, quando, devido à idade, já não poderia mais pilotar. Sua volta à Aeronáutica só foi efetivada em 1988, já com o fim da Ditadura.