Diferença entre Capitalismo, Comunismo e Socialismo

Confira as principais diferenças entre capitalismo, comunismo e socialismo. Saiba como funciona cada sistema.

Capitalismo

No capitalismo, a propriedade privada pertence aos capitalistas. Lembrando que, quando falamos em propriedade privada, não estamos falando da sua casa, do seu carro, mas sim dos meios de produção, ou seja, donos de fábricas, grandes comércios e empresas em geral. O capitalismo entende que, assim, garante a produção de riqueza.

Ele se estrutura em um livre comércio com base na iniciativa individual e privada. A acumulação de bens é permitida e vista como uma conquista pessoal. Com isso, no capitalismo haveria uma divisão de classes entre aqueles que vendem a força do trabalho e os donos dos meios de produção.

Socialismo

O socialismo entende que a propriedade privada, ou seja, as grandes empresas nas mãos de poucos, gera concentração de renda e pobreza, pois o lucro fica com um ou alguns poucos proprietários que podem oferecer salários baixos para os funcionários. No socialismo, essas empresas passam a ser controladas pelo Estado, e a riqueza produzida é repartida.

Vale destacar que, ao contrário do que muitos pensam, isso não significa que todos vão ter o mesmo salário, porém, não vai existir um abismo de ganho como ocorre em algumas áreas do capitalismo. Os pagamentos serão referentes à função e também às necessidades de cada trabalhador. Com isso, o socialismo é visto como uma etapa para chegar ao comunismo.

A História do Sindicalismo e a Função do Sindicato

Comunismo

No comunismo, as propriedades passam para as mãos dos trabalhadores, que coletivamente tomam as decisões. Além disso, o próprio Estado desaparece. Isso porque, a partir do momento que a massa dos trabalhadores consegue tomar o controle, não há mais a necessidade da figura de um poder de Estado para reprimir os opressores.

O próprio coletivo assume as funções que eram do Estado. E, exatamente por essa definição, você pode chegar já a uma conclusão óbvia: nunca existiu uma nação comunista até hoje.

Podemos dizer que comunistas chegaram ao poder em determinados países, porém, essas nações nunca completaram esta transição e viraram comunistas. Países como Cuba, China e União Soviética tiveram ou têm estados fortes que conduzem a política e a economia das nações. Portanto, se encaixariam mais numa ideia de socialismo do que de comunismo.

Confira a lista de livros interessantes para compreender o Brasil e o Mundo https://amzn.to/4fzedyu.