O Brasil é cheio de expressões populares. A maioria a gente fala porque aprendemos com os pais e avós e nem fazemos ideia da origem. Só que muitas delas são ligadas a fatos históricos do país e, às vezes, representam algo bem diferente da razão para as quais são usadas. Confira agora então 10 origens de expressões populares no Brasil.
Para Inglês Ver
A expressão é utilizada quando algo fica apenas na promessa, sem existir de fato na prática. E foi exatamente assim na origem. Isso porque, na primeira metade do século 19, a Inglaterra pressionava pelo fim da escravidão no mundo para não cortar relações comerciais com os países escravistas. O Brasil, então, criou leis proibindo o tráfico de escravos, mas era pura encenação, sem qualquer fiscalização para impedir a entrada de navios trazendo mais escravizados para o país.
Lavar a Égua
Significa se dar bem, se recuperar de algo. A origem vem do período da escravidão, especificamente na exploração do ouro. Na época, alguns escravizados tentavam esconder pepitas debaixo da crina do animal ou esfregavam ouro em pó na pele. Depois, pediam para lavar o animal, recuperando o ouro escondido para tentar comprar a liberdade.
Tem Caroço Nesse Angu
Usada quando as pessoas estão desconfiadas de algo. A origem também vem do período da escravidão, quando escravizados escondiam pedaços de carne e outras comidas dentro da porção de angu de fubá para melhorar a alimentação.
Meia Tigela
Usada para algo de menor valor ou menos importante. Essa expressão vem do período em que o escravizado que não conseguia alcançar a meta estabelecida nas minas de ouro recebia apenas metade de uma tigela de comida.
Dar com Pau
Hoje é usada para dizer que há algo em grande quantidade, mas sua origem está ligada aos navios negreiros. Muitos escravizados preferiam morrer do que serem escravizados, e faziam greve de fome. Os responsáveis pelo tráfico os obrigavam a comer utilizando uma colher de pau.
Disputar a Nega
Usada principalmente em disputas esportivas, quando há um jogo de desempate. Essa expressão está ligada à escravidão e também à misoginia. Na época, os senhores de engenho, ao disputarem algo, tinham como prêmio uma escrava negra.
Espírito de Porco
Chamado para pessoas de comportamento desagradável ou irritante. A expressão vem do período em que escravizados se recusavam a matar um animal, pois acreditavam que o espírito do animal abatido ficaria no corpo de quem o matou.
Santo do Pau Oco
Usada para pessoas de comportamento duvidoso, diferente do que aparentam ser. Sua origem vem do período colonial, quando mineradores usavam santos de madeira ocos para esconder ouro e outras riquezas, escapando dos impostos.
A Cobra Vai Fumar
Utilizada para dizer que, se algo acontecer, haverá sérias consequências. A origem vem da Segunda Guerra Mundial, quando a opinião pública duvidava que o Brasil entraria no conflito e dizia que seria mais fácil uma cobra fumar do que o país se envolver na guerra. Quando as tropas da Força Expedicionária Brasileira foram enviadas, adotaram como símbolo uma cobra verde fumando um cachimbo e usaram a frase ‘A cobra está fumando’ em diversos locais.
Rodar a Baiana
Significa causar um escândalo público ou briga. A origem vem dos blocos de carnaval do Rio de Janeiro no começo do século 20. Na ocasião, malandros tentavam se aproveitar das moças dos desfiles, mas um grupo de capoeiristas se fantasiou de baianas para protegê-las. Quando alguém tentava passar a mão nas garotas, levava um golpe de capoeira, e quem assistia de fora só via a ‘baiana rodar’.