Conheça todos os nomes do Brasil ao longo da história. Apesar do nome Brasil ser consolidado há séculos, já tivemos outros nomes — e a lista é bem maior do que a Ilha de Vera Cruz e Terra de Vera Cruz que aprendemos nas escolas.
Pindorama: A Terra das Palmeiras
O primeiro nome do Brasil foi Pindorama, que em tupi-guarani significa “Terra das Palmeiras”. Esse nome foi dado por povos indígenas Tupi, que habitavam o litoral.
Monte Pascoal e a Chegada dos Portugueses
Com a chegada dos portugueses, o primeiro nome dado foi Monte Pascoal. Cabral batizou desta forma enquanto ainda estava no mar. A origem é por ser no período das comemorações da Páscoa.
Terra de Vera Cruz e Ilha de Vera Cruz
Já ao desembarcar, batizaram de Terra de Vera Cruz. Isso ocorreu porque as expedições carregavam lascas de madeira, que acreditavam ser da cruz que Jesus havia sido crucificado. Portanto, Vera Cruz vem de “verdadeira cruz”.
No entanto, na carta de Pero Vaz de Caminha, foi oficializado como Ilha de Vera Cruz, pois acreditavam estar em uma ilha e não em parte do continente americano.
Porém, as expedições seguintes começaram a se referir à região como Terra Nova, por ser uma descoberta para os portugueses. Já italianos e franceses representavam o território como Terra dos Papagaios, devido à abundância das aves do litoral.
Outras Denominações e Mapas Antigos
Ainda assim, oficialmente, os documentos portugueses em 1503 apresentavam o nome Ilha de Vera Cruz e Terra de Vera Cruz. Um dado curioso é que Terra de Santa Cruz também foi apresentada em um atlas de 1640, feito pelo cartógrafo português João Teixeira Albernaz.
Sendo que Brasil já havia aparecido ainda em 1502 no Planisfério de Cantino. No entanto, não há consenso se era uma referência ao território ou à árvore pau-brasil.
A partir de 1505, com a descoberta e exploração da madeira, ocorreu a transição entre Terra de Santa Cruz do Brasil, Terra do Brasil e, finalmente, apenas Brasil, em 1527.
A Origem do Nome “Brasil”
A versão mais aceita é que o nome Brasil deriva da madeira pau-brasil, conhecida pelo corante avermelhado que lembrava “brasa”.
No entanto, essa explicação só se consolidou a partir do século XIX. Antes disso, não havia uma associação direta e documentada entre o nome e a árvore.
A Lenda Celta de Hy-Brasil
Existe também uma versão alternativa: a de origem celta. Desde a Alta Idade Média, circulavam lendas sobre uma ilha chamada Hy-Brasil, que aparecia em mapas europeus entre 1351 e 1500.
Segundo as crenças, essa ilha seria visível apenas uma vez a cada sete anos, surgindo da névoa como um paraíso celta — a chamada “Ilha dos Abençoados”.
O nome Brasil viria da palavra celta bress, que significa “abençoar”.
As Mudanças no Nome Oficial do País
Mesmo após o nome principal “Brasil” se firmar, o nome completo do país passou por várias mudanças ao longo da história.
Primeiro, o território foi chamado de Colônia do Brasil do Reino de Portugal, depois Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves, com a chegada da Família Real. Com a Independência, tornou-se o Império do Brasil.
Após a Proclamação da República, passou a se chamar República dos Estados Unidos do Brasil, denominação que durou até 1967, quando a Constituição da ditadura militar alterou para República Federativa do Brasil, vigente até hoje.
