A Sabinada foi uma revolta que ocorreu na Bahia entre novembro de 1837 e março de 1838. Confira as principais causas, os líderes e o que ocorreu durante o movimento neste episódio.
Quando ocorreu a Sabinada
A Sabinada aconteceu durante o período regencial, portanto, ocorreu após a abdicação de Dom Pedro I ao trono e antes de Dom Pedro II assumir o posto. Neste período de grande tensão política, a crise social se agravou no país e gerou levantes em diversos cantos do Brasil. Em Salvador, Francisco Sabino Álvares da Rocha Vieira foi o líder de um desses movimentos, o que acabou dando origem ao nome da revolta.
Objetivos da Revolta
Entre os desejos estava a ideia de criar uma república na Bahia. A causa principal é que havia uma grande insatisfação na Bahia com a política centralizadora do Rio de Janeiro. Isso somava-se a um sentimento antilusitano, pois os portugueses dominavam o comércio e também cargos políticos e administrativos na região.
Reclamavam também da forma autoritária que Dom Pedro I governava o Brasil, o que fazia com que ocorressem diversas manifestações contra o que eles consideravam inimigos do povo. A população vivia uma crise econômica e já tinha um sentimento de revolução. Afinal, em fevereiro de 1822, os baianos já haviam proclamado independência cinco meses antes do grito do Ipiranga.
Em 1835, ocorreu também a Revolta dos Malês, liderada por escravizados islâmicos. Além disso, Bento Gonçalves, líder da Revolta dos Farrapos, havia ficado preso no Forte do Mar, em Salvador, e sua passagem influenciou muitos outros a transformar a província da Bahia em uma república.
A Revolta
Mas tudo começa com a abdicação de Dom Pedro I em 7 de abril de 1831, que deu início ao período regencial até Dom Pedro II completar a maioridade. Isso, de certa forma, reduziu a insatisfação devido ao fato de que o herdeiro do trono era um brasileiro de nascimento. No entanto, devido às escolhas dos líderes provinciais, gerou-se uma onda de revolta em diversas partes do Brasil.
E em 7 de novembro de 1837, revoltosos liderados por Francisco Sabino fizeram um levante em Salvador e conquistaram o apoio das tropas do Forte de São Pedro. Foram diversas conquistas de quartéis em Salvador nos primeiros quatro meses.
Só que o objetivo era constituir a república apenas até Dom Pedro II ter idade para assumir o trono, portanto, não era uma independência definitiva. A Sabinada não tinha como objetivo romper com a escravidão, pois buscava atrair o apoio da elite. Só seriam libertos os escravizados que participassem da revolta.
O fim da Sabinada
Só que este apoio não veio, e ao mesmo tempo, a postura afastou a participação da população escravizada. Desta forma, a revolta foi basicamente da classe média, sem atrair nem a elite nem os mais pobres.
Com isso, totalmente dividida, em março de 1838 o governo conseguiu cercar Salvador e provocou uma escassez de alimentos, causando o fim da revolta. Muitos foram presos, mas receberam a anistia de Dom Pedro II em 1840, porém, eram obrigados a ficarem longe da Bahia.