Quem vai bagunçar o coreto? Talvez uma parcela da população sequer sabe o que é um coreto ou já viu um. Criados na Europa, os primeiros no Rio de Janeiro foram construídos no final do século XIX. Eram estruturas circulares ou hexagonais, que ficavam em diversas praças.
Os coretos foram levantados especialmente no subúrbio carioca e eram muito utilizados especialmente nos festejos de carnavais. Recebiam enfeites, apresentações e eram alvos de competições entre os participantes, tudo isso patrocinado por pequenos comerciantes locais.
Isso ocorria em diferentes bairros, como Madureira, Bangu, Cascadura entre outros.O Rio de Janeiro chegou a ter 24 espalhados por toda a cidade. Aparecendo principalmente em locais que no começo do século XX ainda não contavam com cinemas, teatros e outras opções de lazer.
Além do carnaval, os coretos também recebiam muito destaque por causa da política, sendo usados para discursos. Desses dois momentos surgiram expressões que são populares no Rio de Janeiro. “balançar o coreto”, que era quando o público protestava contra os políticos e “bagunçar o coreto”, quando bêbados ou uma turma mais bagunceira atrapalhava o andamento das apresentações nos coretos.