Entenda mais sobre as conquistas de direitos das mulheres. Veja como muitas transformações aconteceram recentemente na história do Brasil.
Linha do tempo dos direitos
Em 1827, as mulheres foram autorizadas a estudar no Brasil, quase 300 anos depois da fundação da primeira escola. Mesmo assim, as escolas femininas ofereciam aulas de “prendas domésticas” como corte, costura e bordado, o que demonstra como a educação básica na época ainda estava longe de ser libertadora.
Em 1879, as mulheres conquistaram o direito de acessar a faculdade. Décadas depois, em 1932, conquistaram o direito de votar e serem votadas, mas foi só dois anos depois que o voto feminino foi regulamentado para todas as mulheres, independentemente de sua condição civil.
O histórico de luta feminista no Brasil
Em 1962, foi instituído o “Estatuto da Mulher Casada”, que dava às mulheres casadas a liberdade de trabalhar sem precisar da autorização do marido. Antes disso, as mulheres precisavam da permissão para abrir uma conta bancária, adquirir bens e até mesmo viajar.
Em 1974, foi conquistado o direito ao crédito, pois até então, mulheres solteiras ou divorciadas precisavam de um homem para assinar um contrato de empréstimo ou obter um cartão de crédito. Em 1977, foi aprovada a Lei do Divórcio e, em 1979, as mulheres conquistaram o direito de praticar futebol, que antes era proibido por pressões sociais.
No ano seguinte, as Forças Armadas começaram a aceitar mulheres, embora o Exército só tenha passado a aceitá-las em 1992. Em 1988, a Constituição estabeleceu a igualdade entre homens e mulheres. No entanto, houve absurdos que só foram mudados recentemente, como em 2002, quando a falta de virgindade da mulher deixou de ser motivo para anulação de casamento. Em 2005, o termo “mulher honesta” foi retirado do Código Penal.
Vale refletir sobre como as conquistas são recentes e pensar nas leis atuais que ainda precisam ser ajustadas para garantir direitos plenos a todos os grupos sociais.
Livros sobre o Feminismo
Por um feminismo afro-latino-americano: https://amzn.to/41gpwas
O livro do Feminismo: https://amzn.to/3BnEi4F