O Círio de Nazaré, que acontece no mês de outubro em Belém, do Pará, é uma das maiores celebrações religiosas do Mundo. Reúne cerca de 2 milhões de pessoas nos eventos de homenagem a Nossa Senhora Virgem de Nazaré, que duram 15 dias. É uma manifestação de origem católica e que é considerada Patrimônio Cultural da Humanidade.
São muitas versões sobre a origem da devoção. Mas os principais relatos são de que começou no século 18, quando o caboclo Plácido encontrou a imagem de Nossa Senhora de Nazaré às margens de um riacho.
Ele montou um altar improvisado para a imagem, que no dia seguinte desapareceu. A imagem então seria encontrada no mesmo local da primeira vez, a beira do Rio. A história teria se repetido diversas vezes até que o Caboclo decidiu construir um altar a beira do Rio.
Diversas pessoas iam até esse altar, até que depois foi construída uma Igreja ao redor, que hoje é a Basílica de Nazaré.
Já a tradição do Círio de Nazaré teve início no final do século XVIII, quando a imagem de Nossa Senhora de Nazaré voltou de uma restauração feita em Portugal.
Primeiras celebrações
O primeiro Círio oficial ocorreu na tarde do dia 8 de dezembro de 1793, saindo do palácio do governo. Esse trajeto inicial se manteve até 1881. Foi somente em 1901 que o segundo domingo de outubro foi estabelecido como o dia oficial da realização da procissão do Círio.
Em 1854, uma mudança significativa ocorreu no Círio. A procissão passou a ser realizada de manhã, visando evitar as chuvas frequentes que ocorriam à tarde.
É importante destacar que a imagem que participa das procissões do Círio é uma réplica, uma vez que a santa encontrada por Plácido tem mais de 300 anos e é considerada de extrema importância histórica e religiosa.
O Círio de Nazaré é uma celebração repleta de histórias de milagres atribuídos a Nossa Senhora de Nazaré. Isso faz com que o Círio reúna milhares de promesseiros, que agradecem pelas graças alcançadas durante a procissão.
A celebração envolve mais de 10 atividades principais de peregrinação, incluindo romarias a pé, de carro, de moto e até mesmo de barco.
Além das celebrações religiosas, o Círio de Nazaré também envolve uma área com comidas, jogos e venda de produtos chamada Arraial, na Praça Santuário.
O Círio de Nazaré é uma ocasião de alegria e festividade para os paraenses, comparável ao Natal no estado do Pará.