Carolina Maria de Jesus: uma intérprete do Brasil

Carolina Maria de Jesus foi escritora, poetisa, compositora e cantora. É mais um dos nomes do Brasil que deveriam ter um reconhecimento ainda maior no país. 

Nascida em 14 de março de 1914, ela se mudou para São Paulo aos 23 anos, para trabalhar como empregada doméstica. No entanto, ao ficar grávida, teve que largar o emprego, pois não tinha condições de fazer serviço pesado.

Para sobreviver, ela começou catando materiais recicláveis. Porém, anos depois passou também a escrever textos e enviar para o jornal O Defensor. Embora um dos mais famosos tenha sido um poema de homenageava Getúlio Vargas, ela envio também muitos textos sobre a sua experiência de vida e as comunidades em que já morou.

Produções de Carolina Maria de Jesus

Seus textos chamaram a atenção e em 1960 ela publicou o primeiro livro, ‘Quarto de despejo: diário de uma favelada’. Foi a primeira brasileira negra a vender mais de um milhão de cópias. A obra já foi traduzida para 16 idiomas, sendo publicada em 56 países. 

Ela ainda escreveu outros livros, inclusive alguns com publicações após a sua morte. Abordava sempre a pobreza, o racismo  e suas experiências pessoais. Carolina Maria de Jesus faleceu em 13 de fevereiro de 1977.

 

Compre o livro através do link: https://amzn.to/3DodNNh

Confira a lista de livros interessantes para compreender o Brasil e o Mundo https://amzn.to/4fzedyu.