Ato Tarifário de 1930: Guerra Comercial de Hawley-Smoot

A cobrança de taxas no comércio não é uma novidade por parte dos Estados Unidos. Um dos casos mais emblemáticos ocorreu com o Ato Tarifário de 1930, conhecido como Guerra Comercial de Hawley-Smoot. O nome se deve aos sobrenomes dos autores da lei.

A medida era uma tentativa de salvar os Estados Unidos depois da Crise de 1929. Para isso, aumentaram a taxa de 20 mil produtos importados, com um aumento médio de 20%, porém com alguns chegando a 60%.

O argumento era de que isso protegeria a indústria americana. De fato, existia uma forte pressão dos empresários afetados pela crise econômica.

No entanto, diversos conselheiros econômicos eram contrários à medida, que de fato deu errado. Diversos países como França, Itália, Espanha, entre outros, responderam na mesma medida, impondo taxas aos produtos americanos. Outros, como Grã-Bretanha e Alemanha, buscaram parcerias com outros países.

Com isso, as exportações dos Estados Unidos caíram 61% entre 1929 e 1933. O governo norte-americano foi obrigado a ceder em 1934 para tentar contornar as perdas.

Vídeo sobre o Ato Tarifário de 1930

Temas relacionados

Back To Top