A Revolta do Juazeiro

A Revolta do Juazeiro foi um conflito popular ocorrido em 1914 na cidade de Juazeiro do Norte, no sertão do Cariri, Ceará. A população já estava insatisfeita com as péssimas condições de vida, a miséria e a fome presentes na região. No entanto, o estopim veio com a ‘política das salvações’ implementada pelo então presidente, Marechal Hermes da Fonseca. Ele decidiu intervir nos estados e indicar governadores para combater as lideranças políticas locais e os famosos coronéis.

Um dos grandes líderes locais era o Padre Cícero, e isso transformou o conflito em uma espécie de ‘guerra santa’, com a população seguindo as crenças religiosas de que aquilo era o certo a se fazer. Floro Bartolomeu foi outro nome importante, liderando um batalhão de jagunços e romeiros em defesa de Padre Cícero.

Escalada do conflito

O conflito ferveu quando o interventor Franco Rabelo foi para Juazeiro do Norte para prender os seguidores do padre. Ao chegar lá, encontrou um enorme grupo de defensores do padre, conhecido como o ‘Círculo da Mãe de Deus’. Esse conflito durou sete dias e terminou com o fracasso das tropas do governo.

Floro Bartolomeu conseguiu arquitetar um pacto entre os coronéis, com o objetivo de fortalecer os políticos da região e impedir as intervenções promovidas pelo presidente. Após a vitória na defensiva, os revoltosos partiram em direção a Fortaleza para derrubar o interventor. O presidente Hermes da Fonseca convocou então novas eleições, que terminaram com a vitória de Benjamin Liberato Barroso, devolvendo o posto de vice-governador ao Padre Cícero.

O padre foi excomungado da Igreja Católica na década de 1920 devido ao seu envolvimento na revolta. No entanto, sua influência e fama como ‘homem santo’ permanecem fortes no Nordeste, especialmente em Juazeiro do Norte.

Douglas Nunes

Quem sou eu: Douglas Nunes, Jornalista e Historiador

Sou Douglas Nunes, jornalista formado em 2010 e historiador formado em 2019, criador do Outro Lado da História. Há mais de 15 anos produzo conteúdo sobre história, política e sociedade — e nesse tempo publiquei mais de 400 artigos e vídeos no youtube, e alcancei mais de 1,6 milhão de visualizações com análises críticas sobre o Brasil e o mundo.
Meu trabalho parte de uma premissa simples: a história oficial raramente conta tudo. Há interesses, silêncios e perspectivas apagadas que mudam completamente a leitura dos acontecimentos — e é exatamente isso que busco revelar aqui.

Formação Acadêmica
Jornalismo — concluído em 2010
História — concluído em 2019
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0819713762694430

Trajetória Profissional
Ao longo da carreira, passei por redações e projetos de comunicação de grande relevância:

Jornal O Dia — Reportér
Brasil Econômico — Repórter
Escola Zico 10 — Assistente de Comunicação

Essa trajetória diversificada me deu uma visão ampla sobre como narrativas são construídas — e como podem ser questionadas.

O Outro Lado da História
O site nasceu em 2018 com o objetivo de democratizar o acesso a análises históricas e políticas aprofundadas, indo além das versões oficiais.
Aqui você encontra conteúdos sobre:

Desigualdade social e relações de poder
Movimentos populares e lutas históricas
História do Brasil e do mundo sob novas perspectivas
Política e seus impactos no cotidiano

Presença nas Redes e Outros Canais

📺 YouTube: youtube.com/outroladodahistoria
📸 Instagram: @canaloutroladodahistoria
🐦 X/Twitter: @dougnunes12
🎵 TikTok: @outroladodahistoria
💼 LinkedIn: linkedin.com/in/douglasnunes12

Contato Profissional
Para parcerias, entrevistas ou sugestões de pauta:
📧 douglasnunes1206@gmail.com

A História de Castro Alves

O Milagre Econômico da Ditadura Militar