Por que o Natal é 25 de dezembro? A origem da festa

Porque comemoramos o Natal no dia 25 de dezembro? A resposta padrão é de que trata-se da celebração do nascimento de Jesus. No entanto, não há nenhum registro de que Jesus realmente nasceu em um 25 de dezembro. Naquela época sequer tínhamos um calendário como o de agora. 

Ou seja a data foi escolhida e porque foi escolhida? Isso aconteceu porque já existiam celebrações no período. O solstício de inverno no hemisfério norte é a noite mais longa do ano e acontece entre os dias 21 e 22 de dezembro. E isso era celebrado como a vitória do sol contra a escuridão. As celebrações se estendem principalmente até o dia 25, quando essa vitória ficava mais evidente.

Anos depois, o Imperador Constantino, que governou Roma entre 306 e 337, decidiu por oficializar o 25 de dezembro como a data do Natal para ser celebrada junto da grande festa solar.

Vale ressaltar ainda que os romanos também celebravam a Saturnalia em dezembro. Uma festa em homenagem ao Deus saturno, no qual distribuíam presentes e decoravam árvores. Portanto, um Natal de hoje é uma junção de diferentes cultos antigos transformados pelo Cristianismo.

Como eram contados os anos antes de Cristo

Origem do Papai Noel

Papai Noel é uma junção de Odin e um bispo? Vem conhecer essa história.  A origem mais popular do Papai Noel vem de São Nicolau, um bispo católico do século IV, e que viveu na cidade de Mira, território que hoje é a Turquia. 

São Nicolau ficou conhecido por usar a fortuna herdada da família para presentear os pobres, especialmente crianças órfãs. Após sua morte, criou-se uma lenda de que o velhinho passaria pelos telhados depositando presentes. 

A questão é que o Papai Noel também tem uma origem nórdica baseada em Odin. Isso porque no mito nórdico, Odin, idoso e de barbas brancas, cavalgava pelos céus em um cavalo de oito patas e deixava presentes para as crianças. 

Confira a lista de livros interessantes para compreender o Brasil e o Mundo https://amzn.to/4fzedyu.