O vídeo de hoje é sobre a Revolução Federalista. A Revolução Federalista foi uma guerra civil entre dois grupos políticos do sul do Brasil: os federalistas, conhecidos também como ‘maragatos’, e os republicanos, chamados de ‘chimangos’ ou ‘pica-paus’. O conflito ocorreu entre 1893 e 1895, principalmente no Rio Grande do Sul, mas também se estendeu a Santa Catarina e ao Paraná.
Causas da revolução
Os federalistas estavam insatisfeitos com as ações do governo e eram contrários ao sistema presidencialista. A insatisfação era voltada principalmente para Floriano Peixoto, que para muitos era um golpista. Segundo a Constituição, como Deodoro da Fonseca não havia ficado mais de um ano na presidência após ter sido eleito, teriam que ocorrer novas eleições.
No entanto, Floriano não aceitou isso e se manteve no poder, alegando que a lei não se aplicava ao mandato dele, que foi determinado via voto indireto.
Resumo da Revolução Farroupilha
Líderes
Entre os líderes dos federalistas estavam Gaspar da Silveira Martins, que havia sido uma figura política importante durante o Império, e Gumercindo Saraiva, um estancieiro. Os federalistas tinham como objetivo mudar o sistema de governo para o parlamentarismo. Visando descentralizar o poder, além de depor o republicano Júlio de Castilhos, que havia sido eleito presidente do estado do Rio Grande do Sul. Inconformados com a imposição presidencial, os federalistas pegaram em armas para tentar anular a gestão de Júlio de Castilhos.
Após um breve recuo diante das ações das tropas governamentais, os federalistas atacaram e tomaram a cidade de Bagé. Conquistando em seguida outras regiões em Santa Catarina e no Paraná. No mesmo período, acontecia a Revolta da Armada no Rio de Janeiro, e alguns revoltosos se aliaram à Revolução Federalista. Ajudando a conquistar a cidade de Desterro, atualmente Florianópolis.
Resposta do governo
O presidente Floriano Peixoto decidiu então enviar o exército federal, que foi derrotando os revolucionários e forçando-os a recuar. O último conflito ocorreu em junho de 1895, quando o federalista Saldanha da Gama, junto com cerca de 400 homens, lutou contra as tropas do governo no campo de Osório. A revolução terminou por completo em agosto de 1895, quando o novo presidente, Prudente de Morais, propôs um tratado de paz, estabelecendo a derrota dos maragatos, mas concedendo anistia aos envolvidos. No total, cerca de 12 mil pessoas morreram.
Duas curiosidades sobre essa revolução: ela ficou conhecida como ‘Revolução da Degola’, pois era comum o degolamento de prisioneiros para evitar gastar armas e munições. E a capital de Santa Catarina mudou de nome, de Desterro para Florianópolis, que significa ‘cidade de Floriano’, em homenagem ao presidente Floriano Peixoto, que derrotou a revolução.