Quem foi Darcy Ribeiro?

Quem foi Darcy Ribeiro? Um dos grandes estudiosos do Brasil e contribuiu com muitas ações e ideias para o país. Conheça mais sobre este símbolo brasileiro.

Início da trajetória

Darcy Ribeiro nasceu em Montes Claros, em 1922, e se formou em Etnologia, na Escola de Sociologia e Política de São Paulo. Porém, sua contribuição ocorreu em diversas áreas.

“Fracassei em tudo o que tentei na vida. Tentei alfabetizar as crianças brasileiras, não consegui. Tentei salvar os índios, não consegui. Tentei fazer uma universidade séria e fracassei. Tentei fazer o Brasil desenvolver-se autonomamente e fracassei. Mas os fracassos são minhas vitórias. Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu.”

Defesa dos povos indígenas

A primeira atividade de destaque de Darcy Ribeiro foi a causa indígena. Com 24 anos, deixou São Paulo e foi para uma comunidade indígena no Pantanal. Também morou com indígenas no Pará e Maranhão. O objetivo era conhecer a realidade desses povos e identificar como ajudá-los.

Ele foi um dos idealizadores do Parque Indígena do Xingu, em 1961, estabelecendo um novo modelo para a demarcação de terras indígenas.

Universidade de Brasília e Ministério da Educação

Um ano antes, tinha sido convidado por Juscelino Kubitschek para elaborar como seria organizada a Universidade de Brasília. Com isso, propôs uma abordagem integrada e inovadora no ensino superior. Depois, foi chamado para ser Ministro da Educação de João Goulart.

Ele tinha como proposta a Reforma de Base da Educação. Entre as medidas, estavam:

  • Combate ao analfabetismo
  • Ampliação do acesso à escola
  • Criação de centros de educação integral
  • Democratização do acesso à universidade
  • Valorização dos profissionais da educação

Ditadura, exílio e retorno

Com o Golpe Militar de 1964, Darcy foi obrigado a deixar o Brasil. Retornou e participou da Passeata dos Cem Mil, em 1968, contra a ditadura e o AI-5. Por conta disso, foi preso por 9 meses e depois novamente forçado ao exílio.

Seu retorno definitivo aconteceu em 1976. Filiou-se ao Partido Democrático Brasileiro e ficou conhecido pela parceria com Leonel Brizola.

Educação em tempo integral e legado político

Em 1982, foi vice-governador do Rio de Janeiro e idealizou os Centros Integrados de Educação Pública (CIEPs). Eram escolas de tempo integral, com foco em regiões pobres, oferecendo:

  • Aulas regulares de manhã
  • Reforço escolar e formação técnica à tarde
  • Educação artística e iniciação esportiva

Também atuou no projeto do Sambódromo do Rio de Janeiro, idealizando o espaço com 160 salas de aula.

“Se os governantes não construírem escolas, em 20 anos faltará dinheiro para construir presídios.”

Conheça a trajetória de Brizola

Últimos anos

Em 1992, foi eleito Senador da República, mantendo a educação pública como sua principal bandeira. Faleceu em 17 de fevereiro de 1997, vítima de câncer.

Produção intelectual

Darcy Ribeiro é lembrado também por suas grandes obras sobre a formação do povo brasileiro. Entre os livros de destaque estão:


Destaques de Darcy Ribeiro

  • Nasceu em 1922 e teve formação em Etnologia
  • Viveu com comunidades indígenas e idealizou o Parque do Xingu
  • Criou o projeto da Universidade de Brasília
  • Foi Ministro da Educação e propôs a Reforma de Base
  • Exilado após o Golpe de 1964, foi preso após a Passeata dos Cem Mil
  • Vice-governador do RJ e criador dos CIEPs
  • Projetou o Sambódromo com foco educacional
  • Eleito senador em 1992
  • Autor de obras centrais sobre o povo brasileiro

Vídeo sobre Quem foi Darcy Ribeiro?

Back To Top