Ascensão de Hitler na Alemanha

Muitos perguntam como a Alemanha permitiu a ascensão de Hitler e do nazismo, e isso nos faz refletir sobre como vemos políticos sendo eleitos hoje em dia com ideais fascistas. Neste episódio, vou mostrar como isso foi possível na Alemanha.

Crise econômica na Alemanha

O principal motivador para o apoio a Hitler foi a crise econômica que o país vivia. Como disse o escritor Mia Couto: “Em tempos de terror, escolhemos monstros para nos proteger”, e foi isso que aconteceu na Alemanha. O país chegou a ter 44% de desemprego. Hitler prometeu zerar o desemprego e incentivar a indústria de bens de consumo, além de aumentar a autoestima do povo.

A inflação na época era assustadora, chegando a 29,9% ao ano, ou 20,9% por dia. Basicamente, se um dia o pão custava cinco marcos, no dia seguinte já custava seis. O câmbio estava desvalorizado, com o dólar valendo cinco milhões de marcos. A produção industrial caiu 57% e a produção agrícola 50%. Para piorar, a crise de 1929 afetou o mundo todo, mergulhando a Alemanha na miséria e fome.

Por que Hitler falava que o governo era “Terceiro Reich”?

A campanha de Hitler

Hitler chegou com a ideia de que os problemas da Alemanha eram causados por inimigos internacionais, tanto de fora quanto de dentro. Ele valorizou o nacionalismo, culpando aqueles que não fossem “puro sangue alemão” pela crise, seja por roubar a riqueza do país ou por enfraquecê-lo. Essa ideia foi tão aceita que muitos cidadãos colaboraram com a perseguição de judeus e comunistas.

Hitler também conseguiu convencer as pessoas de que a democracia enfraquecia o país, lembrando o Tratado de Versalhes, que havia imposto condições ruins à Alemanha após a Primeira Guerra Mundial. Muitas pessoas, que já eram favoráveis ao regime autoritário, conseguiram convencer uma parcela maior da população.

Os nazistas, liderados por Hitler, começaram a ganhar espaço no parlamento. A primeira aparição do partido foi em 1924, com 32 cadeiras, mas esse número saltou para 288 em 1933, representando cerca de 44% do parlamento. Em 1930, Hitler foi nomeado chanceler pelo presidente da época e imediatamente começou a governar por decretos, expandindo seu poder. No ano seguinte, o presidente morreu, e Hitler assumiu o poder total do governo, fundando o Terceiro Reich.

O projeto Lebensborn: Fabrica de bebês de Hitler

Tolerância na Europa

Outro ponto importante é que Hitler só permaneceu no poder porque foi tolerado pelas potências da época. Ele obteve poder absoluto em 1934, mas a guerra só começou em 1939, quando a Alemanha atacou a Polônia. Durante cinco anos, franceses, britânicos e até americanos toleraram suas ações, que já eram conhecidas mundialmente, inclusive permitindo a realização de uma Olimpíada em território nazista. Isso aconteceu mesmo após Hitler ter escrito um livro detalhando seus objetivos quando chegasse ao poder.

Muitos países, na época, consideravam o nazismo uma barreira para a expansão do comunismo soviético, o que explica, em parte, a tolerância inicial. Qualquer semelhança com a ascensão do fascismo no Brasil atualmente não é mera coincidência.

Confira a lista de livros interessantes para compreender o Brasil e o Mundo https://amzn.to/4fzedyu.