Como surgiu o Carnaval brasileiro que se tem hoje

O Carnaval brasileiro, da forma como se tem hoje, chega ao Brasil trazido pelos portugueses no século XVII através do Entrudo. O Entrudo era uma comemoração suja, violenta, mas ao mesmo tempo alegre, que envolvia jogar água, farinha, barro e fuligem nas pessoas pelas ruas.

Em alguns casos, até mesmo lixo e urina eram usados. Com o passar do tempo, as coisas mais pesadas foram saindo da brincadeira, e entraram as laranjinhas de cheiro e borrifadores com água perfumada.

Surge o Zé Pereira

Já nos meados do século XIX, surge no Rio de Janeiro o “Zé Pereira”, uma brincadeira trazida pelo sapateiro português José Nogueira de Azevedo Paredes. Ele reuniu diversos amigos e decidiu sair às ruas ao som de bombos e tambores. A brincadeira fez sucesso e, no ano seguinte, outras pessoas repetiram a ideia por ser de baixo custo.

O “Zé Pereira” era o Carnaval dos pobres da época. Quanto ao nome, não há uma versão oficial, mas historiadores acreditam que participantes empolgados pelo vinho confundiam “Zé Nogueira”, o nome de quem trouxe a ideia, com “Zé Pereira”, como ficou conhecida a brincadeira.

Os bailes

Outro movimento que trouxe um pouco do Carnaval que temos hoje aconteceu também no século XIX, quando os bailes carnavalescos e clubes passaram a sair às ruas em cortejo, formando cordões, ranchos, blocos e escolas de samba.

A primeira sociedade do Rio de Janeiro a fazer esse movimento foi o “Congresso das Sumidades Carnavalescas”, que saiu em passeata pela cidade em 1855 e do qual faziam parte escritores como José de Alencar e Manuel Antônio de Almeida. Em seguida, diversas sociedades foram criadas, agitando e alegrando o Carnaval.

Primeiramente, fez sucesso o cordão, que era um grupo de mascarados nas ruas conduzidos por um mestre que cantavam marchas lentas ritmadas, sendo acompanhados por um conjunto instrumental de percussão. Em 1911, esses cordões começaram a desaparecer, embora em 1918 ainda tenha sido fundado o “Cordão da Bola Preta”, que é um sucesso até hoje.

Os blocos

Nesta época as ruas passaram a ser tomadas pelos ranchos. Principalmente nessas festas, as pessoas faziam uma dança dramática e tinham um conjunto de cordas, violões, cavaquinhos, sopros, flautas e clarinetas. Havia ainda um coro que cantava marchas do rancho.

Os blocos carnavalescos passaram a fazer sucesso também, com diferentes fantasias, instrumentos e formatos. Logo em seguida, outro grupo que passou a integrar o Carnaval foi a escola de samba, que surge no começo do século XX no Largo do Estácio de Sá, no Rio de Janeiro.

Usavam fantasias de baianas, pijamas listrados, camisas de malandro e chapéus de palha. Nos anos seguintes, passaram a se organizar, cada uma com um enredo, fantasias e alegorias.

História Das Escolas De Samba Do Rio De Janeiro

Douglas Nunes

Quem sou eu: Douglas Nunes, Jornalista e Historiador

Sou Douglas Nunes, jornalista formado em 2010 e historiador formado em 2019, criador do Outro Lado da História. Há mais de 15 anos produzo conteúdo sobre história, política e sociedade — e nesse tempo publiquei mais de 400 artigos e vídeos no youtube, e alcancei mais de 1,6 milhão de visualizações com análises críticas sobre o Brasil e o mundo.
Meu trabalho parte de uma premissa simples: a história oficial raramente conta tudo. Há interesses, silêncios e perspectivas apagadas que mudam completamente a leitura dos acontecimentos — e é exatamente isso que busco revelar aqui.

Formação Acadêmica
Jornalismo — concluído em 2010
História — concluído em 2019
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0819713762694430

Trajetória Profissional
Ao longo da carreira, passei por redações e projetos de comunicação de grande relevância:

Jornal O Dia — Reportér
Brasil Econômico — Repórter
Escola Zico 10 — Assistente de Comunicação

Essa trajetória diversificada me deu uma visão ampla sobre como narrativas são construídas — e como podem ser questionadas.

O Outro Lado da História
O site nasceu em 2018 com o objetivo de democratizar o acesso a análises históricas e políticas aprofundadas, indo além das versões oficiais.
Aqui você encontra conteúdos sobre:

Desigualdade social e relações de poder
Movimentos populares e lutas históricas
História do Brasil e do mundo sob novas perspectivas
Política e seus impactos no cotidiano

Presença nas Redes e Outros Canais

📺 YouTube: youtube.com/outroladodahistoria
📸 Instagram: @canaloutroladodahistoria
🐦 X/Twitter: @dougnunes12
🎵 TikTok: @outroladodahistoria
💼 LinkedIn: linkedin.com/in/douglasnunes12

Contato Profissional
Para parcerias, entrevistas ou sugestões de pauta:
📧 douglasnunes1206@gmail.com

História Das Escolas De Samba Do Rio De Janeiro

A Origem Do Carnaval