Escolher um candidato na Eleição para Vereador e Prefeito

Ao todo, 5.569 cidades vão ter eleição para prefeito em 2024. E em tempos de internet, infelizmente ganha destaque quem fala mais besteira e faz gracinha para viralizar. Por isso, é preciso cuidado na hora de escolher um candidato na Eleição para vereador e prefeito.

No entanto, eleição é coisa séria. Por mais que você possa estar desestimulado porque muitos políticas não atuam corretamente, ainda assim é através do voto que alguma coisa pode mudar. Por isso, vamos a algumas dicas para escolher um candidato. 

CONHEÇA O PARTIDO DO CANDIDATO

A ordem que você vai adotar pode variar, mas eu particularmente recomendo filtrar por partidos. Procure saber como atua cada partido e o que cada um pretende. Veja opções que tenham pensamentos próximos ao seu. 

Por mais que essa parte seja muito ignorada, observer o partido é fundamental para compreender se existe realmente um projeto por trás. Políticos que trocam com frequência, passando por campos de ideias completamente diferentes normalmente indicam que possuem apenas um projeto pessoal e não de transformação da cidade.

É fundamental inclusive votar em prefeitos e vereadores que sejam alinhados. Afinal, um depende do outro na aprovação do projeto.

PESQUISE O HISTÓRICO PESSOAL

Quando se interessar por um nome ou alguns nomes, o primeiro passo é pesquisar o histórico pessoal e político do candidato. Veja o que ele já fez que tenha alguma preocupação com o social. E caso já seja político, busque informações sobre projetos de leis que ele apresentou. 

Lembre-se de separar bem os feitos de quem já tem cargo e quem não tem. Afinal, aquele conserto, jeitinho que foi dado na sua rua pode ser valorizado, mas é preciso considerar que foi feito com verba pública. Portanto, não foi um favor. E fica injusto exigir que quem nunca teve essa verba tenha realizado.

CONHEÇA AS PROPOSTAS

Além do histórico, você deve analisar também as promessas de campanha. E aqui recomendo a observar três fatores. 

O primeiro deles é considerar quais propostas realmente fazem sentido. Não adianta um prefeito ou vereador prometer construir uma estação de metrô, se em geral, trata-se de uma obra do Governo do Estado, por ser muito cara para uma prefeitura. 

Não adianta também prometer acabar com a criminalidade, se a gestão das polícias está também na mão do Governador. Fora outras ideias que você pode avaliar e identificar que não terá como um prefeito ou vereador promover. Portanto, conhecer as atribuições de cada cargo é fundamental.

A segunda delas é identificar as prioridades da sua cidade. Considere candidatos que falem dos problemas reais da cidade. 

E o terceiro é não cair no conto das propostas que só servem para te usar. Falou em defesa da família já desconfie. A expressão é bonita, mas procure saber se essa defesa vai ter realmente um efeito prático para você chegar mais cedo no trabalho, ter mais tempo saudável com a sua família ou algo do tipo. 

Antes de votar você pode também usar o site divulgacand para escolher um candidato. Lá você vai ver informações sobre gastos de campanhas, as redes sociais do candidato e também as propostas.

Confira a lista de livros interessantes para compreender o Brasil e o Mundo https://amzn.to/4fzedyu.