Conheça Paulo Freire

No dia 2 de maio, completam-se 22 anos da morte de Paulo Freire, educador, pedagogo e filósofo. Adorado pela esquerda, odiado pela extrema direita, ele é desconhecido por boa parte da população. Muitos até conhecem o nome, mas desconhecem seus feitos.

Paulo Freire nasceu em Recife em 1921 e se formou em Direito, mas seguiu a carreira de professor. Nos anos 60, tornou-se famoso por desenvolver um método de alfabetização para adultos que utilizava as experiências de vida de cada um, alfabetizando mais de 300 trabalhadores em 45 dias.

O que significa Consciência de classe?

Doutrinação?

Freire acreditava em uma pedagogia dialógica, onde alunos e professores trocavam experiências, desenvolvendo uma capacidade crítica. Essa abordagem se opunha ao ensino ‘bancário’, em que o professor simplesmente ‘depositava’ conhecimento nos alunos. Ele defendia a educação para a liberdade, permitindo que as pessoas refletissem sobre sua posição na sociedade.

Apesar de ser acusado de doutrinação, Paulo Freire, na verdade, combatia essa prática, promovendo uma educação que incentivava a autonomia e o pensamento crítico. Sua metodologia chegou a ser adotada pelo governo de João Goulart, mas, com o golpe militar de 1964, foi perseguido e se exilou no Chile.

A ditadura via Freire como perigoso por acreditar que a educação poderia transformar a sociedade e capacitar os oprimidos para lutar por seus direitos. No Rio Grande do Norte, por exemplo, após serem alfabetizados, trabalhadores começaram a exigir melhores condições de trabalho. Isso gerou o ódio da extrema direita, pois sua visão foi abraçada pela esquerda, enquanto a direita se posicionava contra.

Paulo Freire pelo Mundo

Embora Freire não seja unanimidade nem entre pedagogos nem no meio acadêmico, ele não é demonizado como pela extrema direita brasileira. Internacionalmente, é reverenciado, com centros de estudo em sua homenagem na Finlândia, EUA, Holanda, Alemanha, Portugal e Suécia. Ele é o único brasileiro com uma obra, Pedagogia do Oprimido, entre os 100 livros mais lidos em universidades britânicas.

Pouco antes de morrer, Freire se defendeu dos ataques, afirmando que a sociedade brasileira era autoritária e elitista, temendo que as massas populares se tornassem letradas e conscientes. Ele acreditava que a verdadeira mudança social poderia ocorrer através da educação.

Compre o livro Pedagogia do Oprimido: https://amzn.to/49IaE70

Confira a lista de livros interessantes para compreender o Brasil e o Mundo https://amzn.to/4fzedyu.