Você já se divertiu com brinquedos de mais de 2 mil anos? Em mundo cada vez mais tecnológico, alguns brinquedos ainda resistem com o tempo. Bem menos populares hoje em dia, conheça aqui 5 brinquedos que foram inventados há mais de 2 mil anos
Bolinha de Gude
Começamos pela história da bolinha de Gude. Conhecida também burca, bulica, biloca entre outros, o brinquedo já foi encontrado em estudos arqueológicos do túmulo de uma criança egípcia de 3.000 a. C.
A brincadeira foi muito popular também na Grécia e Romas antigas, no qual eram feitas de vidro, pedra, madeira, argila e pérolas.
Pião
A história do pião também surge em por volta de 3000 a. C. Os objetos semelhantes mais antigos foram encontrados na região da Mesopotâmia. Também foi muito popular na Ásia em 2.000 a.C. Na Roma antiga, se desenhava no chão um grande círculo com 10 partes numeradas e o objetivo era observar em que pontuação o pião cairia.
Iôiô
O Iôiô tem os registros mais antigos de 440 a.C, através da pintura de um vaso grego de um criança brincando com um objeto similar ao de um ioiô. Inicialmente feitos de madeira ou argila, o ioiô se espalhou pela ásia e a Europa com as rotas comerciais.
Pipa
Muito popular no Brasil, a Pipa surge na China por volta de 1200 a.C. As primeiras versões colocadas no alto foram feitas de seda e bambu e tinham versões gigantes, com objetivos de enviar mensagens sobre posicionamentos militares. Com o tempo, as pipas passaram também a virar passatempo das crianças.
Bambolê
Já o bambolê tem registros de 1000 a.C no Egito. As crianças brincavam com argolas feitas de videiras secas, girando-as na cintura. Na Grécia antiga era inclusive utilizado como uma forma de se exercitar.