Você já ouviu falar nos Senadores biônicos? Um discurso comum de quem tenta legalizar o Regime Militar é de que não era uma ditadura, pois tinha deputados e senadores sendo eleitos. E o Presidente ter sido escolhido
No entanto, além do Congresso Nacional ter sido fechado três vezes e 173 deputados terem sido cassados, a Ditadura criou também os chamados Senadores biônicos.
Isso porque mesmo com tanta repressão e limitação a apenas um partido de oposição, os militares viram o MDB crescer eleição após eleição.
E em 1974, ocorreu uma eleição, com cada Estado escolhendo um Senador. E o MDB venceu em 16 dos 22 Estados em disputa.
Pacote de Abril
Com o crescimento da oposição, o Ditador Geisel fechou mais um vez o Congresso em 1977 e passou o Pacote de Abril.
Neste pacote, além de aumentar o mandato Presidencial de cinco para seis anos, e adiar as eleições direitas de Governador de 1978 para 1982, criou os chamados Senadores biônicos para as eleições de 1978.
Com isso, um dos dois Senadores de cada Estado passava a ser escolhido de forma indireta, garantindo assim a maioria da Arena, o partido dos militares.
Já o nome vinha de uma série norte-americana “O homem de Seis milhões de dólares”, que tinha um personagem que era salvo por agentes do governo através de implantes biônicos. Uma metáfora referente aos políticos que não precisavam enfrentar campanhas eleitorais para conseguir os cargos.