Quando o Mundo a celebrar o ano novo? Entenda a história e as mudanças de data desta celebração com o contexto histórico.
Os primeiros registros de celebração do Ano Novo vem de 2000 anos antes de Cristo, na Mesopotâmia. A festa começava com a Lua Nova indicando o equinócio da Primavera. Era um momento em que o dia e a noite tinham a mesma duração.
O motivo da comemoração era que se tratava do início de uma nova safra de plantação. No entanto, isso não ocorria na noite do dia 31 de dezembro. O calendário nem era esse, mas é como se ocorresse no mês de março.
O mês de março inclusive continuou sendo o período de celebração quando o calendário romano foi criado. Isso muda com a criação do Calendário Juliano, 46 anos A.C, com o surgimento do mês de Janeiro.
Por que o Natal é 25 de dezembro? A origem da festa
Mudança do Ano novo para janeiro
O mês era importante porque era uma homenagem a Janus, um Deus de duas faces que na mitologia romana, e representava os começos e os fins.
No entanto, com o fortalecimento do Cristianismo, houve uma resistência da Igreja de celebrar a homenagem a um Deus pagão. Com isso, na Idade Média, o Ano novo voltou a ser comemorado em 25 de março.
A mudança definitiva só foi ocorrer no século 16, quando o papa Gregório XIII introduziu o calendário gregoriano e o primeiro de janeiro foi reestabelecido como Ano Novo nos países católicos.