Para quem gosta de futebol certamente já deve ter se perguntado porque a principal competição de clubes sul-americana se chama Libertadores da América.
Afinal, na Europa, África, Ásia, Oceania e Concacaf, o torneio equivalente varia entre Copa dos Campeões e Liga dos Campeões.
Só que o que talvez você não saiba, é que na América do Sul, tudo começou também como uma Copa dos Campeões da América. A competição foi criada em 1959 e teve a primeira edição disputada no ano seguinte.
O nome só foi mudar em 1965, quando passou a se chamar Copa Libertadores da América. Depois disso as únicas alterações foram com a entrada dos nomes dos patrocinadores.
Os Libertadores
E essa mudança era uma forma de promover a competição, criando uma identidade ao povo latino-americano. Afinal, “Libertadores” é uma homenagem aos líderes nacionais que lutaram pela Independência dos países no continente.
O grande homenageado é Simon Bolívar, que tinha o apelido de El Libertador, afinal, foi um dos principais responsáveis pelas Independências de Colômbia, Venezuela, Equador, Panamá, Peru e Bolívia.
Porém, o nome também se refere a José de San Matin, José Gervasio Artigas, Dom Pedro I e tantos outros.
Esse nome de Libertadores da América ganha relevância principalmente porque a competição foi criada com o objetivo de mandar um representante para o confronto contra o campeão europeu, portanto, um duelo entre Libertadores e colonizadores.