Comunismo é uma palavra quase proibida. Só de ler isso aqui, certamente muita gente decidiu ignorar o artigo ou quis atacar sem mesmo ouvir o que vai ser dito. E isso acontece por algo simples chamado de desinformação. De sequer saber o que é comunismo.
Isso não quer dizer que você vai concordar com o comunismo, mas a maioria das pessoas compartilham ideias falsas, repetindo coisas como “Comunista de iPhone”, “Todo mundo vai ter tudo igual”, “Você vai perder sua casa” e coisas do tipo.
Tem gente que acredita até que Lula e o PT são comunistas, mesmo tendo passado pelo governo por oito anos. Aliás, tem gente que acredita que a Globo e outras empresas são comunistas — o que é totalmente errado e sem sentido.
Com isso, o objetivo é, pura e simplesmente, explicar do que se trata para você não cair em falsas ideias que circulam especialmente nas redes.
Livro do Manifesto Comunista: https://amzn.to/3Zypvxk
Mitos do comunismo
O primeiro passo é explicar que nem toda a esquerda é comunista. Existem diferentes correntes: uma esquerda mais liberal, a social-democracia, vários níveis até chegar ao comunismo, que rompe totalmente com o capitalismo. A partir daí, já dá para saber que Lula definitivamente não é comunista, como você entenderá melhor durante a explicação.
O segundo ponto é que o comunismo não é um “voto de pobreza”. Isso não significa que você não terá sua casa, seu carro, seu iPhone. O comunismo não é sobre isso. Um terceiro ponto importante, alvo de confusão, é que o comunismo não se trata de um fortalecimento do Estado. Até porque o processo de conclusão do comunismo ocorre com a abolição do próprio Estado.
Como funciona o Comunismo
Portanto, o comunismo é uma ideologia política e socioeconômica que tem como objetivo a abolição da propriedade privada, das classes sociais e do Estado. Mas o que seria esse “fim da propriedade privada”? Significa tomar sua casa, sua fazenda, seu carro, seu iPhone? Não. Propriedade privada não se refere a bens de consumo, mas sim aos meios de produção — estamos falando das grandes indústrias e negócios.
Isso resultaria no fim das classes sociais, mas não significa que todo mundo terá o mesmo salário. O comunismo não indica, por exemplo, que o problema está em um atendente de mercado ganhar mais ou menos que outro atendente em outro bairro.
O problema está no fato de o atendente receber um salário baixo enquanto o dono das redes de mercado ganha milhões ou até bilhões graças à exploração dos trabalhadores.
Ou seja, a crítica é que, na sociedade capitalista, a burguesia (os donos dos meios de produção) fica com boa parte da riqueza gerada, enquanto o proletariado (o trabalhador que só tem sua mão de obra para vender) fica com muito pouco, em alguns casos até em condições precárias de sobrevivência, especialmente em momentos de crise do capitalismo.
Diferença entre Capitalismo, Comunismo e Socialismo
Fim da Propriedade privada
Com a abolição da propriedade privada, ocorreria então a socialização dos meios de produção. Isso não significa que você vai dividir seu carro, sua casa, sua fazenda, ou nada de consumo. Significa que o coletivo de trabalhadores assumiria o controle desses meios de produção.
Desta forma, o lucro que antes ia para a mão de uma única pessoa, dona dos meios de produção, passaria a ser distribuído entre todos os trabalhadores. Isso também não quer dizer que seria uma distribuição igualitária.
As empresas continuariam funcionando, produzindo, mas com foco nas necessidades da população e não no lucro. Por exemplo, um iPhone continuaria a ser produzido e você ainda teria o seu, mas talvez não houvesse um novo modelo lançado a cada ano apenas para estimular o consumo, mas sim quando houvesse mudanças significativas.
Histórico de Comunismo
O mais importante a dizer é que o comunismo, como foi idealizado, nunca aconteceu na prática. Locais como China, União Soviética, Coreia do Norte, e Cuba, por exemplo, tinham ou têm a presença do Estado ou da propriedade privada, logo, não concluíram a transição do socialismo para o comunismo. Agora, se isso funcionaria, se é possível de acontecer ou se é uma utopia, é outra história.
Este foi um resumo básico sobre o que seria o comunismo para você começar a entender como ele funcionaria na prática. Existem vários YouTubers e streamers que explicam detalhadamente sobre essa ideologia política em diversos aspectos da nossa vida, e vou deixar aqui na descrição um pouco sobre eles.
O ponto principal é que, mais importante do que concordar ou discordar sobre algo, é fundamental procurar saber se aquilo funciona exatamente da forma que você ouviu falar.