Francisco José do Nascimento, ou Dragão do Mar. Um dos grandes nomes da luta abolicionista no Brasil. Sua importância vem por ter atuado na luta pelo fim da Escravidão no Ceará.
Perdeu o pai com 8 anos e por conta disso começou a trabalhar cedo. Passou por plantação de borracha até começar a trabalhar em um veleiro. Com o tempo, conseguiu emprego na Capitania dos Portos do Ceará, no qual teria influência na sua trajetória.
Isso porque entre 1877 e 1879, o Ceará atravessou uma grave seca, que dizimou ¼ da população. Diante deste cenário, os senhores de terra começaram a vender os escravizados para as províncias do Sul e essa ida ocorria através de navios.
Foi neste momento que entrou em ação Francisco José do Nascimento. Ele liderou um movimento com outros trabalhadores do porto de cruzar os braços e não embarcar negros escravizados em 1981. Só que ele não parou nisso. Junto de José Luís Napoleão, ele ajudou na organização da fuga de alguns escravizados.
O movimento teve tanto impacto na região que abriu debate para o fim da Escravidão no Ceará. A província foi a primeira do Brasil a abolir a escravidão, em 25 de março de 1884.
Abolição da Escravidão no Brasil: Além da Assinatura da Lei Áurea