Conheça a história da primeira favela brasileira

Você sabe qual é a favela mais antiga do Brasil? Se liga neste episódio, pois vamos falar sobre a origem dela e o motivo pelo qual ela foi fundada.

Estamos falando da Favela da Providência. Se você acredita que a existência da favela se deve ao descaso dos governos e à desigualdade social no país, saiba que está certo, e a própria história confirma isso. Até 1897, já existiam alguns barracos irregulares no Rio de Janeiro e em outras regiões do Brasil. Mas foi em 1897 que aconteceu um crescimento considerável em um mesmo local.

Guerra de Canudos

Naquele ano, os soldados que foram para a Guerra de Canudos tinham a promessa de que receberiam casas ao voltarem. Essa promessa nunca foi cumprida. Sem dinheiro e sem residência fixa, mais de 10 mil soldados retornaram ao Rio de Janeiro e se instalaram no Morro da Providência, onde já existiam alguns barracos, principalmente de ex-escravos que haviam sido expulsos de um cortiço conhecido como Cabeça de Porco.

Guerra de Canudos – resumo

O nome ‘favela’ foi dado pelos ex-combatentes em referência ao Morro da Favela, onde eles acamparam durante a Guerra de Canudos, que era repleto de árvores chamadas ‘favelas’. É importante entender a origem desse termo, pois, por um bom tempo, alguns setores da mídia alegaram que ‘favela’ era um termo depreciativo. Na verdade, o termo remonta à história desses soldados, que usaram o nome como uma referência.

Sempre que falar sobre uma favela, especialmente para criticar, é importante conhecer a sua história e origem. No Rio de Janeiro, muitas favelas surgiram após promessas não cumpridas pelos governos, incêndios criminosos, ou por remoções que afastaram a população pobre das áreas nobres da cidade. Isso aconteceu com frequência tanto no centro quanto na zona sul do Rio de Janeiro ao longo do século 20.

Brasil teve três Presidentes em um mês: Café Filho, Carlos Luz e Nereu Ramos

A história da Polícia Militar, criada para proteger a Casa Grande