Quem hoje vê os Estados Unidos construindo muro ou expulsando mexicanos talvez nem desconfie que os Estados Unidos já tomaram metade do território mexicano.
Isso ocorreu após a Guerra Mexicano-Americana. O conflito ocorreu entre 1846 e 1848 e aconteceu porque os norte-americanos tinham a ambição em uma parte do México durante uma das etapas da “marcha para o oeste”. Um projeto de expansão territorial dos Estados Unidos.
Pouco antes disso, os dois países já haviam entrado em conflito no Texas. A região tinha muitos colonos americanos que não aceitavam o que determinava o governo mexicano, como por exemplo, a libertação dos escravizados.
Esse conflito fez com que os americanos conseguissem pleitear a Independência do Texas. Enquanto negociava com a região Independente do Texas uma anexação aos Estados Unidos, os norte-americanos também fizeram uma proposta pela compra dos Estados da Califórnia e do Novo México.
O governo mexicano rejeitou a proposta e com isso os estados Unidos iniciaram o conflito, vencendo as batalhas e conquistando a Cidade do México. Com a perda da capital, o Governo mexicano se viu obrigado a negociar e cedeu Novo México, Califórnia, Colorado, Nevada, Utah, Wyoming, Arizona e o Texas, que já havia declarado Independência, mas que os mexicanos ainda lutavam para recuperar.