O jogo do bicho faz parte da história do Brasil, em especial do Rio de Janeiro. Ao longo dos anos, mesmo proibido, teria gerado a riqueza de muitos contraventores espalhados pela cidade e pelo estado. Veja como surgiu, se tornou ilegal e, mesmo assim, continuou fazendo sucesso entre as pessoas.
Origem do jogo do bicho
O jogo do bicho surgiu em 1892. Na época, o barão João Batista Viana Drummond administrava um zoológico em Vila Isabel, na Zona Norte do Rio de Janeiro. Apesar de ter diferentes espécies e belas vistas da cidade, o zoológico não costumava ter um bom público. Para mudar isso, o barão resolveu criar um jogo. Toda manhã, eles escolhiam um animal de uma lista de 25 e colocavam dentro de uma caixa na entrada do zoológico.
Todos os visitantes que resolvessem participar recebiam uma figura com um animal, e o vencedor recebia 20 vezes o valor da entrada. O que já era equivalente a uma renda mensal de alguns trabalhadores. A medida funcionou, e o volume de visitantes cresceu.
Com o tempo, as pessoas passaram a escolher o animal e também a comprar quantos bilhetes quisessem em diversos pontos da cidade. Isso fez com que o jogo se popularizasse, principalmente pelos altos valores distribuídos em premiações.
Proibição do Jogo do Bicho
Essa agitação acabou sendo malvista pelas autoridades, que passaram a tratar o jogo como um antro de jogatina. Para combater a prática, em 1895, a prefeitura impediu que o jogo continuasse a ser realizado.
A proibição fez com que o zoológico voltasse a enfrentar dificuldades financeiras, e o jogo acabou sendo vendido de mão em mão. Inclusive para novos compradores interessados em explorar o jogo, o que legalmente não era possível. Assim, o jogo do bicho operou entre repressões e funcionamentos irregulares até ser proibido de forma definitiva em 1941. Junto com outros jogos de azar e loterias que não fossem autorizados pelo governo federal.
Na prática, a proibição do jogo no Brasil não foi suficiente para acabar com ele. Pelo contrário, facilitou que o jogo do bicho caísse em mãos ainda mais perigosas e continuasse crescendo, especialmente no Rio de Janeiro. Entre as décadas de 1940 e 1970, houve enormes conflitos entre banqueiros do jogo, armados, com o objetivo de controlar pontos importantes da cidade.
Controle do jogo do bicho
A partir da década de 1970, o jogo passou a ser controlado por um pequeno grupo de bicheiros, conhecido como ‘Cúpula do Jogo do Bicho’, que comandava suas áreas. O jogo do bicho ganhou fôlego durante a ditadura militar, curiosamente um período em que os defensores do regime tentam argumentar que não havia corrupção.
Foi exatamente nos anos 1970 e 1980 que grandes bicheiros começaram a acumular fortunas, muitas vezes com a colaboração de autoridades públicas que fechavam os olhos para a prática. Na época da ditadura, até mesmo um capitão do exército liderava o jogo do bicho em Vila Isabel.
Os bicheiros que ganharam dinheiro e dominaram regiões como Bangu, Ramos e Nilópolis chegaram a contratar ex-agentes do regime militar para serem seus chefes de segurança. Não é à toa que algumas escolas de samba, comandadas por bicheiros e com ligações com os militares, fizeram sambas homenageando a ditadura na década de 1970.
Durante esse período, muitos bicheiros criaram negócios legais para lavar o dinheiro, e ficava cada vez mais evidente a ligação dos militares com o jogo do bicho.
Castor de Andrade, por exemplo, chegou a ser condenado em 1993. Na época da ditadura, ele gerenciava livremente uma metalúrgica que era fornecedora de materiais para o exército. Nesse negócio, Castor tinha como sócio o sogro do filho mais velho do general-presidente João Figueiredo, o que mostra como a corrupção estava profundamente ligada ao sistema.
Jogo e o Carnaval
A ligação dos bicheiros com o carnaval começou na década de 1930 e se fortaleceu nas décadas seguintes, com as escolas de samba ganhando mais liberdade e financiamento graças ao dinheiro do jogo. A partir da década de 1970, as regiões estavam divididas, e escolas como Mocidade, Beija-Flor e Imperatriz passaram a se destacar após receberem forte financiamento dos bicheiros.
História Das Escolas De Samba Do Rio De Janeiro
Essa influência não se limitou ao carnaval; o futebol também foi afetado. Sob o comando de Castor de Andrade, o Bangu chegou a ser vice-campeão brasileiro em 1985. Mesmo proibido, o jogo do bicho sempre teve a capacidade de movimentar grandes somas de dinheiro. Um estudo da Fundação Getúlio Vargas estima que o jogo do bicho arrecadou entre 1,3 e 2,8 bilhões de reais em 2014, empregando cerca de 50 mil pessoas apenas na cidade do Rio de Janeiro.