Skip to content
Outro Lado da História

Outro Lado da História

História do lado do povo, contra o esquecimento, por consciência e resistência

Primary Menu
  • APOIE
  • Contato
  • Parceiros
  • Quem sou eu
Light/Dark Button
Inscreva-se
  • Home
  • História do Brasil
  • Enedina Alves Marques: Conheça a História da Primeira Engenheira Negra do Brasil
  • História do Brasil

Enedina Alves Marques: Conheça a História da Primeira Engenheira Negra do Brasil

Douglas Nunes 8 meses ago (Last updated: 8 meses ago) 3 minutes read 0 comments

Enedina Alves Marques nasceu em Curitiba, em 13 de janeiro de 1913. Filha de um lavrador e de uma empregada doméstica, sua história é pouco divulgada.

O que se sabe é que ela foi criada enquanto a mãe trabalhava na casa da família do delegado e major Domingo Nascimento Sobrinho. Ainda criança, ela ajudava a mãe nos serviços em troca da oportunidade de estudar. Por conta deste acordo, o delegado a matriculou na mesma escola da filha.


Índice

Toggle
    • Educação e Primeiros Passos Profissionais
    • Superação e Carreira em Engenharia
    • Projetos e Contribuições
  • Destaques sobre Enedina Alves Marques
  • FAQ sobre Enedina Alves Marques
  • Vídeo sobre Enedina Alves Marques
  • About the Author
      • Douglas Nunes

Educação e Primeiros Passos Profissionais

Por conta disso, Enedina foi alfabetizada e conseguiu ingressar na Escola Normal. Com a formação, passou a trabalhar como professora no interior do Estado entre 1932 e 1935. Decidiu continuar a estudar e, em 1940, conseguiu entrar na Faculdade de Engenharia da Universidade do Paraná.

Em um período em que as faculdades eram totalmente dominadas por brancos, ela era a única negra da turma e, por isso, sofreu preconceito, inclusive com muitas tentativas de reprovação por parte dos professores. Em um dos episódios em que recebeu nota baixa, precisou apresentar o livro produzido pelo próprio professor mostrando que a resposta dela estava baseada na própria produção dele.


Superação e Carreira em Engenharia

Diferentemente da maioria dos colegas de classe, Enedina também não conseguia se dedicar integralmente à faculdade, pois precisava conciliar com o trabalho. Ainda assim, persistiu com classes noturnas e conseguiu se formar em 1945, aos 32 anos.

Depois de formada, ela tornou-se auxiliar de engenharia na Secretaria de Estado de Viação e Obras Públicas do Paraná. Trabalhou também no Departamento Estadual de Águas e Energia Elétrica, onde atuou no Plano Hidrelétrico do Paraná e no aproveitamento das águas dos rios Capivari, Cachoeira e Iguaçu.


Projetos e Contribuições

Uma das obras de maior destaque projetadas por ela foi a Usina Capivari-Cachoeira, que é a maior central hidrelétrica subterrânea do sul do país. Enedina Alves Marques se aposentou em 1962 e morreu em 1981.


Destaques sobre Enedina Alves Marques

  • Primeira engenheira negra do Brasil, formada em 1945 pela Universidade do Paraná.
  • Única mulher negra da turma, enfrentando preconceito e discriminação no curso.
  • Atuou em grandes obras de engenharia, como o Plano Hidrelétrico do Paraná.
  • Projetou a Usina Capivari-Cachoeira, maior central hidrelétrica subterrânea do sul do Brasil.
  • Se aposentou em 1962 e faleceu em 1981, deixando um legado de pioneirismo.

FAQ sobre Enedina Alves Marques

1. Quem foi Enedina Alves Marques?
Foi a primeira engenheira negra do Brasil, conhecida pelo seu trabalho em grandes projetos de engenharia no Paraná.

2. Qual foi a maior obra de Enedina Alves Marques?
A Usina Capivari-Cachoeira, maior central hidrelétrica subterrânea do sul do país.

3. Quais dificuldades Enedina enfrentou na faculdade?
Ela foi a única negra da turma, sofreu preconceito e precisou conciliar trabalho e estudo, além de lidar com tentativas de reprovação por parte dos professores.

Vídeo sobre Enedina Alves Marques

About the Author

Douglas Nunes

Administrator

Formado em Jornalismo e História. Produzo conteúdo há mais de 15 anos. Passei por jornais, assessorias de imprensa e portais da internet. Tenho como objetivo levar informações a cada vez mais pessoas.

Visit Website View All Posts

Post navigation

Previous: A segunda anistia de Bolsonaro
Next: Origem da Páscoa

Veja também

Nordeste
  • História do Brasil

Nordeste: A História por Trás das Disparidades Econômicas

Douglas Nunes 3 meses ago 0
Nomes do Brasil
  • História do Brasil

Os nomes do Brasil: um país, muitas identidades

Douglas Nunes 3 meses ago 0
Dom Helder Camara
  • História do Brasil

Dom Helder Câmara: O Bispo da Paz e dos Pobres

Douglas Nunes 8 meses ago 0
  • Blog
  • Cultura
  • Esporte
  • Guia da Política
  • História do Brasil
  • História do Mundo
  • Lutas sociais
  • Notícias
  • Sociedade
Outro Lado da História - Política e História do Povo
Copyright © 2026 All rights reserved. | ReviewNews by AF themes.