The Man of The High Castle recria Guerra Fria

Uma série que recomendamos para você que gosta de história e ficção científica é assistir The Man of The High Castle, ou O Homem do Castelo Alto. A série The Man of The High Castle se passa em 1962 e logo de cara você verá John Smith, um soldado norte -americano, servindo a tropa de elite de Hitler.

Como já vai ter percebido na cena de abertura ou na divulgação da série pela internet, os Estados Unidos estão divididos entre Alemanha e Japão. Portanto, sim, estamos falando de um universo alternativo no qual Alemanha e Japão venceram a Segunda Guerra Mundial.

Só que outra semelhança com a vida real está na Guerra Fria. Só que trocando Estados Unidos e União Soviética por alemães e japoneses. No cenário, também estão competindo para ver quem era mais desenvolvido, qual tinha a melhor bomba entre outras coisas.

No lado japonês do país você vai ver Juliana Crain, que descobre que a irmã pertence ao grupo rebelde que luta contra o domínio japonês. E neste momento que entra na história um rolo de filme que colocará a ficção científica na série. E isso também que explicará o porquê dela se chamar o Homem do Castelo Alto, mas que eu não darei mais detalhes para não ser spoiler.

Fascismo não só alemão e japonês

É uma série muito interessante para visualizar melhor como era o fascismo alemão e o japonês. Ver como isso afetaria o mundo se tivesse continuado. No entanto, durante a série você vai ver muitas vezes que o preconceito e a repressão não eram coisas exclusivas dos nazistas. Perceberá que atitudes similares aos dos fascistas foram tomadas no lado vitorioso da vida real.

Se olhar com atenção você vai ver como a série busca comparar os dois mundos e como existem semelhanças entre os dois. É importante dizer que o Homem do Castelo Alto tem uma primeira temporada um pouco lenta.

Parece que funciona mais para te explicar os rumos do que avançar exatamente, mas vale a pena superar esta primeira pois as outras três são excelentes. A série não conta com nomes muito conhecidos, talvez o de maior destaque seja Rufus Sewell, que fez o Turista, Abraham Lincoln: Vampire Hunter e outros filmes, porém as atuações de forma geral foram muito boas.

A série é produzida pela Amazon e, portanto, tem as quatro temporadas disponíveis lá.