A história de hoje é de um clube que foi derrubado pelo fascismo. O Pro Vercelli foi de fundado em 1892, surgindo como uma sociedade ginástica na região de Piemonti. A mesma de Juventus e Torino, que surgiram depois.
No entanto, o clube entrou para o futebol apenas em 1900 e fez a estreia oficial em 1903. Depois de vencer a segunda divisão em 1907, o clube finalmente chegou a elite e entrou já fazendo história. Conquistou a edição 1907/1908, superando o Milanese, que depois se fundiria a Internazionale.
O clube ainda repetiria a dose na temporada 1908/1909 e só não conquistou o tricampeonato na sequência porque boa parte do elenco havia participado de torneios militares e estava desgastado para a data original da final.
Sem um acordo com a adversaria Internazionale para adiar a decisão, o Pro Vercelli acabou enviando uma equipe juvenil em forma de protesto e acabou derrotado. Só que o tri tão esperado na verdade seria apenas adiado.
Pro Vercelli conquista Tri na Itália
O clube até chegou a ser punido pela federação pelo acontecido na final, mas logo foi perdoado e dominou o campeonato italiano nas temporadas de 1910/1911, 1911/1912 e 1912/1913, se tornando o segundo a ganhar três edições seguidas. Feito que havia sido realizado apenas pelo Genoa, de 1898 a 1900 e de 1902 a 1904.
O feito é tão impressionante que somente a Juventus também conseguiu isso duas vezes, Torino, Milan e Internacional uma vez cada. Este período de sucesso coloca o Pro Vercelli até hoje como um dos cinco maiores vencedores do campeonato italiano. Fica atrás apenas de Juventus, Internazionale, Milan e Genoa. Deixando para trás equipes tradicionais, como Napoli, Roma e Lazio.
Nos anos seguintes, o Genoa conseguiu destronar o título até que veio a Primeira Guerra Mundial, que interrompeu a competição no país até 1919. A partir da temporada seguinte, o Pro Vercelli recuperaria o protagonismo da disputa e garantiria mais duas taças em 1920/1921 e 1921/1922.
Na sequência, foram surgindo novas forças como Bologna, Juventus e o Torino, e os títulos desapareceram, mas o time ainda se manteria em evidência e revelaria Silvio Piolla, que é até hoje o maior goleador da história do italiano com 290 gols.
Mussolini ajuda Lázio e derruba Pro Vercelli
A queda e praticamente o desaparecimento do Pro Vercelli veio na década de 30. Isso porque, em busca de popularidade, o ditador Benito Mussolini, mesmo não sendo um simpatizante de futebol, queria a formação de uma potência na capital para disputar com os do norte e forçou assim a saída de Piolla para A Lázio.
Desde então, depois de perder o seu principal craque para um rival, o Pro Vercelli foi caindo de produção. O clube não disputa a elite do italiano desde 1934/1935, ou seja, exatamente depois que Mussolini intercedeu e tirou o craque do clube.
Desde então, passou boa parte na série C do país. Uma das poucas exceções ocorreu entre 2015 e 2018, quando disputou a Segundona. No entanto, passou longe de brigar pelo acesso em todas as temporadas, tendo como melhor desempenho um 16º lugar em 2015.