Mais uma disputa territorial está no centro das notícias. Trata-se agora do Essequibo, um território de 159 mil quilômetros quadrados, no norte da América do Sul e envolve Venezuela x Guiana. Só que como todas as disputas, essa também vem de muito tempo. Portanto, confere aqui a origem e os interesses por trás dessa briga.
Origem da disputa
Em 1810, a Venezuela se declarou independente da Espanha, tendo como seu território o que correspondia a Capitania Geral da Venezuela, que ia até á margem esquerda do Rio Essequibo.
Só que em 1814, os britânicos tomaram posse das colônias três colônias, entre elas Essequibo, que em 1831, formaram a Guiana Inglesa.
O Reino Unido então contratou o explorador alemão Robert Shomburgk para desenhar o mapa, estabelecendo o limite da Guiana Inglesa com os vizinhos, incluindo a Venezuela.
Isso foi feito, mas ainda em 1841 gerou reação venezuelana, que alegava que seus territórios localizados a oeste de Essequibo foram retirados.
Anos mais tarde, uma sentença arbitral de Paris concedeu ao Reino Unido a soberania sobre a área em disputa. Os Venezuelanos mais uma vez reagiram, denunciado na ONU que havia irregularidades naquela decisão.
Depois de intensa negociação, em 1966, o Reino Unido reconheceu que aquele território ainda estava em disputa. Só que naquele mesmo ano, a Guiana se tornou independente.
História da Relação entre Rússia e Ucrânia
Negociação Venezuela x Guiana
Desde então, Venezuela e Guiana passaram a negociar, sem nunca chegarem a um entendimento. Só que a situação se agravou nos últimos anos e claro que principalmente por questões econômicas. Isso porque a região possui grandes reservas de ouro, cobre e diamante, entre outros.
E desde 2015 tem sido descobertas diversos campos de petróleo. A Guiana tem dado concessões para exploração desses poços à empresa estadunidense Exxon Mbil. Atualmente, as reservas na área são estimadas em 11 bilhões de barris.
Isso desagrada a Venezuela que alega que a Guiana viola os acordos por conceder licenças de exploração de um território que ainda está em disputa.
Agora a Venezuela convocou a população venezuelana se a região de Essequibo deve ser anexada ao país. O que foi aprovado, mas o que não tem nenhum efeito na prática, só que deve ampliar a tensão na região.