A Segunda Guerra Mundial – Resumo

E no resumo de hoje, você vai saber o que aconteceu na Segunda Guerra Mundial. As principais causas da guerra foram o revanchismo alemão. Com Hitler e seus apoiadores não aceitando a rendição na Primeira Guerra Mundial e o Tratado de Versalhes, que consideravam uma humilhação.

As punições como pagamento de indenizações, limitação da indústria e perda de territórios foram vistas como injustas. Outro ponto foi a crise econômica mundial de 1929, nos Estados Unidos, que financiavam a recuperação de países afetados pela Primeira Guerra, como a Alemanha. Mas com a crise de 1929, não foi mais possível, gerando uma grande crise em diversos países.

Regimes totalitários

Ainda tivemos o crescimento de regimes totalitários, o expansionismo japonês no Pacífico e as novas invasões de Alemanha e Itália, que foram decisivas para o começo da guerra. O fascismo surgiu quando, em 1919, Mussolini criou um grupo que perseguia sindicalistas e intelectuais de esquerda.

Em 1922, apoiado pela burguesia, classe média e igreja, Mussolini assumiu como primeiro-ministro, instaurando as primeiras leis da ditadura, como controle de imprensa e judiciário. Em 1929, com o Tratado de Latrão, o acordo entre Mussolini e o Papa criou o Estado do Vaticano, e o fascismo ganhou apoio da igreja. A indústria bélica cresceu como uma medida para conter o desemprego na Itália.

Paralelamente, na Alemanha, após a crise econômica pós-Primeira Guerra, foi fundado o Partido Nacional-Socialista, ou Partido Nazista. Em 1923, Hitler tentou um golpe, mas não teve sucesso e foi preso por seis meses. Em 1933, durante uma nova crise sentindo os reflexos de 1929, o nazismo cresceu, e Hitler tornou-se primeiro-ministro. A indústria bélica se desenvolveu e a Alemanha conseguiu recuperar sua economia.

Em 1935, Hitler retirou a cidadania dos judeus e proibiu o casamento entre judeus e alemães. Já 1937, Alemanha, Itália e Japão formaram uma aliança militar anticomunista, conhecida como Eixo Berlim-Roma-Tóquio. Em 1938, a Alemanha anexou a Áustria e ocupou os Sudetos, no oeste da Tchecoslováquia, com o consentimento da Grã-Bretanha e França na Conferência de Munique.

Os Jogos Olímpicos de 1936 e o Regime Nazista

Acordos e invasões

A Liga das Nações, formada principalmente por Inglaterra e França, demonstrou grande tolerância às ações expansionistas do Eixo e não tomou medidas contra o expansionismo japonês na China ou os apoios nazi-fascistas na instalação de ditaduras na Espanha e em Portugal. Após invasões na Áustria e Tchecoslováquia, a Alemanha buscava recuperar territórios e matérias-primas para seu desenvolvimento industrial.

A União Soviética, por sua vez, também fez um pacto de não-agressão com a Alemanha, que permitiu aos alemães invadirem a Polônia em setembro de 1939. Somente após esse pacto, a França e Inglaterra, comprometidas a proteger a Polônia, declararam guerra à Alemanha, dando início à Segunda Guerra Mundial.

No início do conflito, a Alemanha avançou rapidamente, ocupando Dinamarca, Noruega, Holanda, Bélgica e França. Enquanto isso, a Itália dominava territórios na África, como Líbia, Tunísia, Argélia e Marrocos. Em 1941, a Alemanha ocupou Romênia, Bulgária, Iugoslávia e Grécia.

Em junho de 1941, iniciou a Operação Barbarossa, a tentativa fracassada de Hitler de invadir a União Soviética. No mesmo ano, o Japão atacou Pearl Harbor, base militar dos Estados Unidos no Havaí, levando os EUA a entrar na guerra ao lado dos Aliados.

A virada da Guerra

Em 1942, a guerra começou a mudar, quando o Exército Vermelho soviético deteve o avanço alemão em Stalingrado, e tropas anglo-americanas derrotaram os alemães no norte da África. Depois, em julho de 1943, os Aliados derrubaram Mussolini do poder na Itália.

Em junho de 1944, no Dia D, os Aliados desembarcaram na Normandia, libertando a França. Depois, em 1945, a corrida para Berlim começou com tropas dos Estados Unidos e Inglaterra avançando pelo oeste, enquanto o Exército Vermelho entrava pelo leste. Sem saída, Hitler e sua companheira Eva Braun se suicidaram, e a Alemanha se rendeu.

O Japão ainda resistiu por mais quatro meses, até que os Estados Unidos lançaram bombas atômicas em Hiroshima e Nagasaki, encerrando a guerra. No total, a Segunda Guerra Mundial matou mais de 60 milhões de pessoas.

O fim da guerra não trouxe paz imediata, pois o mundo se viu dividido entre capitalismo e comunismo, dando início à Guerra Fria. Quatro acordos importantes foram assinados, como o Tribunal de Nuremberg, que julgou os criminosos nazistas, e a Conferência de São Francisco, que criou a ONU.

Confira a lista de livros interessantes para compreender o Brasil e o Mundo https://amzn.to/4fzedyu.