A História e o Conceito de Ideologia

A ideologia para quem curte rock nacional e viveu os anos 80 e 90 já ouviu muitas vezes essa palavra na música de Cazuza. Nos dias atuais, muitas pessoas falam sobre ideologia no sentido negativo, dizendo que você está sendo influenciado ou corrompido por determinada ideologia. Mas o que isso realmente significa? Vamos falar agora neste episódio.

Definição de ideologia

O que é ideologia? A definição básica é que trata-se de um conjunto de ideias, valores e crenças que orientam e indicam o comportamento dos indivíduos sobre diversas questões econômicas, culturais e sociais. A origem do termo é bem antiga, do século 18, com o filósofo iluminista Antoine Destutt de Tracy.

Ele criou o termo com o objetivo de estabelecer uma ciência para analisar a origem e o desenvolvimento de todas as ideias, ou seja, seria a ‘ciência das ideias’. Destutt buscava assim chegar à explicação para a formação da vontade, razão, percepção e memória da sociedade sobre diversas questões. Depois, ele tentou reconstruir a França do ponto de vista social e levar a ideologia para dentro dos currículos escolares.

No caso, a ideia não era doutrinar ninguém, mas fazer com que os estudantes conhecessem, analisassem e refletissem sobre como as ideias de uma sociedade eram concebidas. Só que, obviamente, logo no começo ele já sofreu resistência. Um nome muito conhecido, Napoleão Bonaparte, acusou Destutt de intensificar agitações políticas e passou a usar o termo de forma pejorativa para desqualificar os defensores do estudo das ideias.

Marx

Anos depois, foi a vez de Karl Marx analisar e escrever sobre toda essa questão. Para ele, a ideologia era uma falsa concepção da realidade, algo vindo da classe dominante que a utilizava para manipular e ocultar a verdade.

O que é comunismo? O básico para entender a ideologia

Ou seja, a classe dominante utilizava a sua ideologia para dificultar o entendimento das classes mais pobres sobre política, economia e outras questões sociais. Marx, inclusive, em seu texto ‘A Ideologia Alemã’, fez muitas críticas a vários filósofos alemães, demonstrando que as ideias deles não eram neutras, mas sim reproduções das classes dominantes.

Portanto, a classe dominante busca fazer com que seus interesses e ideias transformem-se nos interesses e ideias de todos, dificultando assim o surgimento de pensamentos contrários. Essa universalização é feita através dos meios de comunicação, escolas, igrejas e outras instituições. Essas ideias foram, assim, sendo passadas de geração em geração.

Aliás, este é um ponto muito importante: muitas pessoas usam o termo apenas como crítica, insinuando que quem pensa diferente está sendo influenciado por certa ideologia, seja socialista, comunista, liberal ou o que for.

Porém, o pensamento de quem está criticando também foi formado por uma ideologia. Então, quando você critica uma mais progressista em alguma pauta, muito provavelmente sua crença vem de uma ideologia mais conservadora, que você adquiriu na sua família, igreja ou em alguma outra experiência ao longo da vida.

Muitas pessoas têm medo da palavra ‘ideologia’ exatamente porque não querem que o povo pense e reflita. Faz sentido, então, que certos grupos condenem a discussão de ideias e o ensino crítico. Refletir sobre o momento é fundamental, e foi com esse objetivo que surgiu o conceito de ideologia.

Confira a lista de livros interessantes para compreender o Brasil e o Mundo https://amzn.to/4fzedyu.